Sexta-feira, Maio 9, 2025
Sexta-feira, Maio 9, 2025

Projetos de resolução do PCP, BE e Verdes para travar prospeção de gás e petróleo no distrito chumbados no Parlamento

Data:

Partilhar artigo:

A Assembleia da República chumbou, esta sexta-feira, os projetos de resolução apresentados por Bloco de Esquerda (BE), Partido Comunista (PCP) e Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) que recomendavam o fim da prospeção e produção de petróleo e gás no distrito de Leiria, nomeadamente na freguesia de Aljubarrota.

A Assembleia da República chumbou, esta sexta-feira, os projetos de resolução apresentados por Bloco de Esquerda (BE), Partido Comunista (PCP) e Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) que recomendavam o fim da prospeção e produção de petróleo e gás no distrito de Leiria, nomeadamente na freguesia de Aljubarrota.

No caso do BE, o projeto de resolução passava por recomendar ao Governo “desencadear as ações necessárias ao cancelamento dos contratos relativos à prospecção e produção de hidrocarbonetos nas áreas designadas Batalha e Pombal”, que incluem as freguesias da Bajouca, em Leiria, e Aljubarrota, Alcobaça, onde a multinacional Australis Oil&Gas pretende iniciar perfurações. A proposta foi chumbada com os votos contra do PS, Partido Social Democrata (PSD), CDS-PP e Chega e a abstenção do Iniciativa Liberal.

Região de Cister - Assine já!

O PCP pedia “o cancelamento dos contratos de exploração de gás e/ou petróleo existentes ou previstos para a região de Batalha (Alcobaça) e Pombal“, por considerarem que estes “visam os interesses das multinacionais, privatizam e alienam recursos nacionais e ameaçam a qualidade de vida das populações e o meio ambiente”. O projeto também foi chumbado com os votos contra do PS, PSD, CDS-PP, Chega e a abstenção do Iniciativa Liberal.

Segundo o Eco, só o projeto de resolução do PEV conseguiu votos favoráveis entre alguns deputados do PS, mas acabou por ser chumbado com os votos contra dos restantes deputados socialistas e do CDS-PP e a abstenção do PSD, Chega e Iniciativa Liberal.

Apenas Aljubarrota e Pombal têm contratos de prospeção e produção de hidrocarbonetos ativos e a decorrer, numa faixa litoral que se estende das Caldas da Rainha (Leiria) a Soure (Coimbra), a cargo da empresa Australis Oil&Gas.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Eborense Sandra Coelho conquista Mundial de clubes

Sandra Coelho sagrou-se campeã do mundo de clubes, este domingo, depois de ter ajudado as espanholas do Vila...

Ténis: Veteranos de todo o País destacaram-se no regresso de torneio ao CT Alcobaça

Filipe Sustelo (Clube Ténis de Setúbal), Dominika Goreka (Lisboa RC) e a dupla Patrícia Couto (CTP Brandão)/Catarina Ferreira...

Homem detido por tentativa de homicídio em Pataias

Um homem, de 30 anos, foi detido pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!