Sábado, Novembro 1, 2025
Sábado, Novembro 1, 2025

Softgold alarga negócio com nova marca de equipamentos

Data:

Partilhar artigo:

Criar uma marca em plena pandemia pode parecer arriscado, mas foi essa a forma que a Softgold arranjou para minimizar os impactos da crise económica e abrir o negócio aos clientes particulares e empresas de todos os setores. Chama-se Tecgold a nova marca dedicada exclusivamente à área de equipamentos inovadores que a pandemia impulsionou: um deles permite o controlo de acessos através do reconhecimento facial, medição de temperatura e deteção de máscara.

Criar uma marca em plena pandemia pode parecer arriscado, mas foi essa a forma que a Softgold arranjou para minimizar os impactos da crise económica e abrir o negócio aos clientes particulares e empresas de todos os setores. Chama-se Tecgold a nova marca dedicada exclusivamente à área de equipamentos inovadores que a pandemia impulsionou: um deles permite o controlo de acessos através do reconhecimento facial, medição de temperatura e deteção de máscara.

“Com o encerramento das creches e com a proibição de visitas aos lares tivemos de nos reinventar. Pegámos nas tecnologias que já tínhamos e adaptámos a outros mercados“, explica Pedro Bajouco, o responsável pela empresa sediada em Alcobaça que há uma década se especializou em desenvolver software especifico para os setores da economia social e da saúde. 

Região de Cister - Assine Já!

Além do equipamento de reconhecimento facial com medição de temperatura, dotado de tecnologia com inteligência artificial, que permite reconhecer o rosto e medir a temperatura por infravermelhos sem qualquer contacto, a Tecgold dispõe ainda de um equipamento higienizador automático de mãos, no qual também é possível gerir conteúdos através um ecrã com ou sem toque, sistemas de cctv e câmaras termográficas para controlo da febre e temperatura corporal. “Estes equipamentos podem analisar várias pessoas em simultâneo e gerar alertas em caso de detetar uma pessoa com temperatura corporal acima dos valores definidos pelo utilizador e gestão de acessos”, explica o administrador da empresa. Foi ainda criado ainda um pack de controlo de acessos de pessoas e viaturas para condomínios.

Com um investimento reduzido foi possível dar um novo passo no negócio. “O nosso foco continua a ser o setor social, mas agora o cliente particular também pode usufruir dos nossos serviços, mediante a necessidade que a pandemia veio impor”, acrescenta.

Com uma vasta oferta de soluções que facilitam o dia a dia da gestão de instituições particulares de solidariedade social, lares, unidade de cuidados continuados ou paliativos, a Softgold tem mais de 18 mil utilizadores de norte a sul do País. Destacam-se o grupo Montepio e o grupo Naturidade entre os maiores clientes.

O setor social representa 90% do volume de negócios da Softgold, que vê na saúde também uma forte aposta (10%). No ano passado, a empresa viu a sua faturação crescer cerca de 30%. Já em pandemia contratou mais um funcionário e aceitou um estágio profissional, somando uma dezena de colaboradores. A implementação e a pós-venda têm feito a diferença para o sucesso.      

AD Footer

Artigos Relacionados

Número de animais recolhidos e de adoções baixa no Croama

Os números do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Alcobaça (Croama) diminuíram em...

Grutas de Mira de Aire vão integrar associação espanhola

As Grutas de Mira de Aire vão integrar a Associação de Grutas Turísticas de Espanha (ACTE). A confirmação...

Gin Casanova Citrus ganha medalha de prata em concurso internacional

O gin Casanova Citrus, produzido pela adega de Alcobaça Lemos Figueiredo, foi premiado com uma medalha de prata...

Descarga ilegal de efluentes pecuários detetada em Aljubarrota após denúncia

O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Caldas da Rainha detetou, no...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!