Quinta-feira, Agosto 20, 2026
Quinta-feira, Agosto 20, 2026

Hospital de Alcobaça passa a contar com ambulância SIV

Data:

Partilhar artigo:

O hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, vai passar a contar com a nova ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), esta segunda-feira. 

O hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, vai passar a contar com a nova ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), esta segunda-feira. 

A abertura deste novo meio de emergência médica visa melhorar a assistência pré-hospitalar a vítimas de acidente e doença súbita nesta região do país.

Região de Cister - Assine já!

As ambulâncias SIV do INEM são tripuladas por um enfermeiro e um técnico de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) e têm por missão garantir cuidados de saúde diferenciados de Suporte Imediato de Vida (SIV), tais como manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida (SAV).

Para além da carga normal de qualquer ambulância de emergência médica, a ambulância SIV está ainda equipada com um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos, que permitem intervenções diferenciadas através da aplicação de protocolos médicos de atuação.

O equipamento SIV permite ainda a transmissão de eletrocardiogramas e sinais vitais, permitindo assim que o médico em serviço no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM possa aconselhar a equipa e encaminhar a vítima para a unidade hospitalar mais adequada.

Com esta nova ambulância SIV, Portugal Continental passa a contar com 42 meios de emergência pré-hospitalar desta tipologia. 

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Atropelamento em Aljubarrota provoca ferimentos graves a homem de 80 anos

Um homem de 80 anos ficou em estado grave depois de ter sido vítima de um atropelamento, ocorrido...

Obras no IC9 arrancam em breve e EN8 em Aljubarrota fecha a partir de 24 de agosto

O acesso e saída do IC9 pela rotunda da Rua de Leiria, em Alcobaça, vai ser alvo de...

Grupo Desportivo e Recreativo Pisoense prepara festa de dois dias para assinalar 80 anos

O Grupo Desportivo e Recreativo Pisoense celebra, nos dias 18 e 19 de setembro, o seu 80.º aniversário,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!