Domingo, Janeiro 18, 2026
Domingo, Janeiro 18, 2026

Hospital de Alcobaça passa a contar com ambulância SIV

Data:

Partilhar artigo:

O hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, vai passar a contar com a nova ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), esta segunda-feira. 

O hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, vai passar a contar com a nova ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), esta segunda-feira. 

A abertura deste novo meio de emergência médica visa melhorar a assistência pré-hospitalar a vítimas de acidente e doença súbita nesta região do país.

Região de Cister - Assine Já!

As ambulâncias SIV do INEM são tripuladas por um enfermeiro e um técnico de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) e têm por missão garantir cuidados de saúde diferenciados de Suporte Imediato de Vida (SIV), tais como manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida (SAV).

Para além da carga normal de qualquer ambulância de emergência médica, a ambulância SIV está ainda equipada com um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos, que permitem intervenções diferenciadas através da aplicação de protocolos médicos de atuação.

O equipamento SIV permite ainda a transmissão de eletrocardiogramas e sinais vitais, permitindo assim que o médico em serviço no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM possa aconselhar a equipa e encaminhar a vítima para a unidade hospitalar mais adequada.

Com esta nova ambulância SIV, Portugal Continental passa a contar com 42 meios de emergência pré-hospitalar desta tipologia. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Adepa junta 30 pessoas no início do projeto cultural “Conhecer o nosso concelho”

“Conhecer o nosso concelho” é o nome do mais recente projeto dinamizado pela Associação de Defesa e Valorização...

Mecânico turquelense integra equipa no Dakar

O Rally Dakar 2026 está a decorrer até ao próximo sábado. O que talvez poucos saibam é...

Beneditense ‘pulveriza’ recorde nacional estabelecido há 34 anos

Beatriz Castelhano (Sporting) pulverizou o recorde nacional de 60 metros no escalão de sub-23, estabelecendo um novo...

Nova edição do Cistermúsica garante 50 concertos em torno da “Ressurreição”

Já há data para a 34.ª edição do Festival de Música de Alcobaça. A temporada principal do Cistermúsica,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!