As hortas comunitárias localizadas na Quinta da Roda, em Alcobaça, abriram ao público esta segunda-feira. A União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV), responsável pelo projeto, deu início à entrega das chaves, no entanto as candidaturas para os restantes talhões disponíveis permanecem abertas.
As hortas comunitárias localizadas na Quinta da Roda, em Alcobaça, abriram ao público esta segunda-feira. A União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV), responsável pelo projeto, deu início à entrega das chaves, no entanto, as candidaturas para os restantes talhões disponíveis permanecem abertas.
“Cumpridos todos os procedimentos legais, estamos em situação de proceder à entrega das chaves, desejando que os candidatos selecionados possam fazer o melhor uso possível deste recurso”, declarou a autarquia.
O intuito do projeto é alavancar o desenvolvimento sustentável da população e, na perspetiva da UFAV, trata-se de uma oportunidade de “potenciar a qualidade de vida em família e comunidade e até novas dinâmicas sociais”. Os “agricultores” devem ainda privilegiar a produção de alimentos biológicos.
Há ainda terrenos livres para exploração e os interessados podem submeter uma candidatura junto da UFAV.
O aluguer do espaço tem o custo de 2 a 5 euros mensais mediante o tamanho do talhão, valor que servirá para ajudar a pagar a fatura da água consumida.