O diretor-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça, vai inaugurar esta segunda-feira a nova portaria e loja do Mosteiro de Alcobaça.
O diretor-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça, vai inaugurar esta segunda-feira a nova portaria e loja do Mosteiro de Alcobaça.
A cerimónia, agendada para as 15 horas, vai decorrer no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. O evento será encerrado com um recital de piano e canto pela OPART.
A nova receção situa-se na antiga portaria do Mosteiro, que assim recupera a sua função primeva. Por sua vez, a loja passa a funcionar na Sala das Conclusões, situada simultaneamente no início e no fim do novo percurso de visita.
“Esta alteração favorece um melhor entendimento do antigo espaço monástico, disponibilizando ao público áreas até agora inacessíveis – como o piso térreo da Ala Norte, incluindo os Claustros da Portaria (ou de Afonso VI) e da Hospedaria (também designado por Claustro da Prisão)”, sublinha a Direção-Geral do Património Cultural em comunicado.
De acordo com a tutela, a empreitada designada “Conservação e Restauro da Fachada Oeste e Norte Rebocada”, que decorre atualmente no Mosteiro, deve estar concluída em julho.
A intervenção nas fachadas Oeste e Norte, em curso, e a requalificação da portaria e loja, já concluída, resultam num investimento global de 1.044.749 euros, financiado no âmbito do Programa CENTRO 2020, correspondendo à primeira fase do Plano Diretor 2016/26 aprovado para o monumento.