Sábado, Maio 10, 2025
Sábado, Maio 10, 2025

Junta de Turquel muda-se para antiga escola primária requalificada

Data:

Partilhar artigo:

A instalação da Junta de Turquel no antigo edifício da escola primária foi, finalmente, aprovada pelo executivo municipal, faltando apenas o parecer da Assembleia Municipal. A mudança, delineada há vários anos, implica um investimento de cerca de 150 mil euros.

A instalação da Junta de Turquel no antigo edifício da escola primária foi, finalmente, aprovada pelo executivo municipal, faltando apenas o parecer da Assembleia Municipal. A mudança, delineada há vários anos, implica um investimento de cerca de 150 mil euros.

O projeto para a nova localização da Junta e a respetiva verba foram analisados em sede de reunião de Câmara, onde teve “luz verde”. A cedência do espaço à Junta será analisada na próxima Assembleia Municipal a realizar no final do mês de maio.

Região de Cister - Assine já!

Segundo o presidente de Junta, trata-se de um “pequeno, mas importante avanço” num processo que decorre há vários anos. A decisão da mudança de instalações surgiu simultaneamente com o projeto de construção do Centro Escolar de Turquel. “O plano era que quando ocorresse a mudança dos alunos para o Centro Escolar, o edifício vago fosse disponibilizado para sede de Junta”, recorda Jorge Honório.

Quase dois anos após a abertura do Centro Escolar, a intenção da Junta e da Câmara de Alcobaça está mais próxima de ser efetivada. “Mas há ainda um longo caminho a percorrer. Após a decisão da Assembleia, ainda teremos de aguardar a passagem da verba para o orçamento da Junta e só aí iremos avançar com a contratação do empreiteiro para a obra”, esclarece.

A mudança de instalações é descrita como uma “urgência” uma vez que o edifício que acolhe a Junta data dos anos 60 do século passado. A escassez de espaço para a equipa, a ausência de condições para a realização de assembleias de freguesia com público “considerável” e a “má localização”, junto  à Estrada Nacional 8-6, que dificulta o estacionamento são algumas das fragilidades apontadas pelo presidente de Junta. “A sede da Junta foi uma das primeiras a nível do concelho e, à data, era uma infraestrutura moderna. Mas teve o seu tempo e atualmente não cumpre os requisitos mínimos”, observa o autarca, referindo que o edifício não sofreu nenhuma ampliação ao longo dos anos.

Foi inclusive a ausência de espaço que levou a Junta a abdicar da instalação do Espaço Cidadão nas instalações.

Para o presidente de Câmara de Alcobaça, com a concretização do projeto fica assegurada uma “extraordinária valência” para Turquel, com todas as “condições de atendimento público, gabinetes apropriados, salão nobre e acessibilidades através de elevador”. “Também esta obra merecerá o devido reconhecimento pela sua qualidade e ambição. Fico com a sensação de dever cumprido”, sublinha Paulo Inácio.

Por enquanto, não está delineado o futuro da atual sede de Junta após a mudança de instalações, mas Jorge Honório pondera a participação da comunidade na apresentação de projetos para dar um novo propósito ao espaço.

AD Footer

Artigos Relacionados

AlcobaçaHub recebe novo TeSP no próximo ano letivo

Alcobaça vai acolher, já no próximo ano letivo (2025/2026), um novo Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Inovação...

Nazaré melhora projeto de valorização do peixe seco

A Nazaré garantiu financiamento para o projeto “Herança do Mar e do Sabor: Tradição com Sabor a Futuro”,...

Festival da Terra regressa à Lagoa de Pataias em junho

O Festival da Terra está de regresso à Lagoa de Pataias no próximo mês, de 27 a 29...

Acordeonistas (re)encontram-se em Alcobaça

A partir deste sábado, reúnem-se em Alcobaça alguns dos mais conceituados e talentosos acordeonistas do mundo para mais...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!