Sábado, Maio 18, 2024
Sábado, Maio 18, 2024

Junta de Turquel muda-se para antiga escola primária requalificada

Data:

Partilhar artigo:

A instalação da Junta de Turquel no antigo edifício da escola primária foi, finalmente, aprovada pelo executivo municipal, faltando apenas o parecer da Assembleia Municipal. A mudança, delineada há vários anos, implica um investimento de cerca de 150 mil euros.

A instalação da Junta de Turquel no antigo edifício da escola primária foi, finalmente, aprovada pelo executivo municipal, faltando apenas o parecer da Assembleia Municipal. A mudança, delineada há vários anos, implica um investimento de cerca de 150 mil euros.

O projeto para a nova localização da Junta e a respetiva verba foram analisados em sede de reunião de Câmara, onde teve “luz verde”. A cedência do espaço à Junta será analisada na próxima Assembleia Municipal a realizar no final do mês de maio.

Região de Cister - Assine Já!

Segundo o presidente de Junta, trata-se de um “pequeno, mas importante avanço” num processo que decorre há vários anos. A decisão da mudança de instalações surgiu simultaneamente com o projeto de construção do Centro Escolar de Turquel. “O plano era que quando ocorresse a mudança dos alunos para o Centro Escolar, o edifício vago fosse disponibilizado para sede de Junta”, recorda Jorge Honório.

Quase dois anos após a abertura do Centro Escolar, a intenção da Junta e da Câmara de Alcobaça está mais próxima de ser efetivada. “Mas há ainda um longo caminho a percorrer. Após a decisão da Assembleia, ainda teremos de aguardar a passagem da verba para o orçamento da Junta e só aí iremos avançar com a contratação do empreiteiro para a obra”, esclarece.

A mudança de instalações é descrita como uma “urgência” uma vez que o edifício que acolhe a Junta data dos anos 60 do século passado. A escassez de espaço para a equipa, a ausência de condições para a realização de assembleias de freguesia com público “considerável” e a “má localização”, junto  à Estrada Nacional 8-6, que dificulta o estacionamento são algumas das fragilidades apontadas pelo presidente de Junta. “A sede da Junta foi uma das primeiras a nível do concelho e, à data, era uma infraestrutura moderna. Mas teve o seu tempo e atualmente não cumpre os requisitos mínimos”, observa o autarca, referindo que o edifício não sofreu nenhuma ampliação ao longo dos anos.

Foi inclusive a ausência de espaço que levou a Junta a abdicar da instalação do Espaço Cidadão nas instalações.

Para o presidente de Câmara de Alcobaça, com a concretização do projeto fica assegurada uma “extraordinária valência” para Turquel, com todas as “condições de atendimento público, gabinetes apropriados, salão nobre e acessibilidades através de elevador”. “Também esta obra merecerá o devido reconhecimento pela sua qualidade e ambição. Fico com a sensação de dever cumprido”, sublinha Paulo Inácio.

Por enquanto, não está delineado o futuro da atual sede de Junta após a mudança de instalações, mas Jorge Honório pondera a participação da comunidade na apresentação de projetos para dar um novo propósito ao espaço.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: André Luís é o escolhido para suceder a Guillem Pérez no comando do HC Turquel

O treinador André Luís será o substituto do catalão Guillem Pérez ao leme do HC Turquel, anunciou o...

Futebol: Tiago Ferreira nos eleitos finais para o Europeu

Tiago Ferreira (Sp. Braga) integrou a convocatória final, agora de apenas 20 jogadores, da Seleção Nacional para o...

Hóquei: Subida da Alcobacense pode festejar-se em casa

No próximo dia 18, pelas 18 horas, o Pavilhão Gimnodesportivo de Alcobaça deverá estar a rebentar pelas costuras...

Futsal: GD Martingança volta à Honra e luta pelo título

Uma temporada depois de ter descido ao último escalão, o GD Martingança está de volta à Divisão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!