Sábado, Maio 4, 2024
Sábado, Maio 4, 2024

Nuno Valente revela “Segredo da Lagoa Escura” em novo livro

Data:

Partilhar artigo:

“O Segredo da Lagoa Escura” é desvendado no mais recente livro infanto-juvenil do autor Nuno Matos Valente, editado pela Bertrand Editora no passado mês de maio, que conta uma história de aventura inspirada nos livros de Júlio Verne.

“O Segredo da Lagoa Escura” é desvendado no mais recente livro infanto-juvenil do autor Nuno Matos Valente, editado pela Bertrand Editora no passado mês de maio, que conta uma história de aventura inspirada nos livros de Júlio Verne.

Nesta obra baseada em acontecimentos e personagens reais, o albicastrense, a residir em Alcobaça há vários anos, recupera o imaginário da época, fazendo o retrato de um final de século em que a possibilidade de descoberta era ilimitada, e conta a história ficcionada de D. Hermano Garrancho e Salomão Prudêncio que, dispostos a arriscar a própria vida, se infiltram na expedição para provar que a lenda da Lagoa Escura é verdadeira. 

Região de Cister - Assine já!

A publicação recorda a lenda que contava que, na Serra da Estrela, existia uma lagoa ligada ao mar, e revive uma viagem para explorar um fenómeno que ninguém foi capaz de explicar. Em agosto de 1881, lideradas pelo explorador Brito Capelo e pelo médico Sousa Martins, 23 carruagens carregadas de homens e material científico partiam à descoberta de cumes inóspitos e neves perpétuas, de lendas de marés e naufrágios em lugares longe do mar, guiados, sem saberem, pela história da baleia mais famosa do mundo.

“Este livro tem um significado muito especial para mim, visto que sou natural de Castelo Branco. Além disso, é a primeira vez que publico com a Bertrand”, sublinha o autor ao REGIÃO DE CISTER. “O Segredo da Lagoa Escura” é o resultado de uma bolsa de criação literária pela Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB – Ministério da Cultura) que o escritor ganhou em 2019. 

Nuno Matos Valente é professor de Educação Visual desde 2002 e autor de manuais escolares desde 2009. Foi pioneiro no estudo e compilação das criaturas tradicionais do imaginário popular português, de onde resultou a publicação do Bestiário Tradicional Português – As Criaturas Fantásticas do Imaginário Popular, editado pelas Edições Escafandro, em 2016. Entre 2012 e 2016, publicou os livros infanto-juvenis “A Ordem do Poço do Inferno”, “O Tesouro do Califa”​e “A Floresta de Metal”. Em 2015, a coleção juvenil integrou as listas do Plano Nacional de Leitura como obra recomendada ao 2.º ciclo. 

O alcobacense colabora ainda como editor na Edições Escafandro, sendo o responsável editorial por diversas obras, entre as quais “A História do Rock – para pais fanáticos e filhos com punkada”, de Rita Nabais, com ilustrações de Joana Raimundo, publicada em Portugal, Estados Unidos, Canadá e Suécia, em 2018.

AD Footer

Artigos Relacionados

Câmara de Alcobaça quer reclassificar monumento na Cela Velha

A Câmara de Alcobaça pretende reclassificar como monumento nacional a escultura edificada por José Aurélio, na Cela Velha,...

Venda de lotes na ALEB deverá começar a partir de setembro

A obra de construção da Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB) deverá ficar concluída ainda durante este...

Museu das Máquinas Falantes inaugurado em Alcobaça

Foi com pompa e circunstância que o Museu das Máquinas Falantes, em Alcobaça, foi inaugurado, na passada quinta-feira....

Parque infantil em forma de barco instalado na praia de São Martinho do Porto

As crianças que façam praia na baía de São Martinho do Porto têm, desde o passado dia 19...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!