O beneditense João Boita tomou posse, na passada semana, como comandante da Estação de Radar n.º 4 (ER4) da Força Aérea Portuguesa, localizada a 1813 metros de altitude, no Pico do Areeiro, ilha da Madeira.
João Boita, natural da Benedita, é engenheiro eletrotécnico e ingressou na academia da Força Aérea no ano 2000, no curso de Ciências Militares Aeronáuticas. Ao longo da carreira, foi representante nacional em vários grupos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), sendo que, no ano de 2019, iniciou funções como chefe da sub-repartição de Autoproteção no Centro de Guerra Eletrónica, na dependência da Direção de Engenharia e Programas.
No decorrer da cerimónia de tomada de posse de João Boita, procedeu-se à entrega da Carta de Comando ao novo comandante. Na cerimónia, designada como Cerimónia de Rendição de Comandante da Estação de Radar n.º 4, o beneditense João Boita substituiu no cargo o tenente-coronel José Sargaço.
A ER4, ativada em 2013, tem como missão principal garantir a prontidão dos meios de vigilância e é parte integrante do projeto de extensão do Sistema de Comando e Controlo Aéreo de Portugal.