É no Casalinho, na União das Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes, que está situada uma das casas de decoração e design de interiores de maior referência do concelho de Alcobaça. A Taróca abriu portas em 1991, pela mão de Teresa de Sousa, mas a gerência é também da responsabilidade da irmã, Ana de Sousa. Sem esquecer ainda o contributo do pai de ambas, João de Sousa.
Este conteúdo é apenas para assinantes
No espaço encontram-se representações de marcas nacionais e internacionais. A oferta, de tão híbrida que é, contempla peças que podem ir do contemporâneo ao vintage, sem esquecer o estilo provençal.
“É um orgulho podermos dizer que a empresa, mais de 30 anos depois, mantém uma enorme vitalidade. Especialmente porque o País e o mundo têm passado por várias crises, momentos que têm dificultado a vida às empresas e aos empresários, mas o facto de termos conseguido sempre ultrapassar essas situações é um sinal de reconhecimento pelo trabalho que temos feito”, confessa Ana de Sousa ao REGIÃO DE CISTER.
A loja no Casalinho é um ícone naquele setor de atividade, não só para o concelho de Alcobaça, como também para o distrito de Leiria, mas a visão abrangente das proprietárias da empresa levou a que o negócio fosse expandido para o Algarve, há cerca de 10 anos, onde a empresa tem, atualmente, outras duas lojas: em Lagoa e em Vilamoura”.
“Entendemos que devíamos procurar novos mercados e o sul do País foi sempre uma zona aberta ao nosso produto, uma vez que sempre vendemos bastante para lojas e ateliês de decoração no Algarve. A aposta revelou-se, felizmente, totalmente acertada. É um mercado de excelência para nós, especialmente com a enorme afluência de turistas e novos residentes”, conta.
O modelo de negócio é alavancado no aconselhamento, no desenvolvimento de projetos mobiliários em 2D, na decoração em 3D e respetiva implementação, e no fabrico de mobiliário para restaurantes ou habitações.
Com uma marca registada e primando sempre pela qualidade, a Taróca cria peças únicas de design e com sugestões à medida das necessidades dos clientes, o que faz com que cada espaço a ser decorado, independentemente de ser em contexto familiar ou empresarial, acabe por ter uma tremenda singularidade, ao que se junta a funcionalidade e a harmonia.
E mesmo depois da “aventura” no Algarve, que continua a revestir-se de grande importância, a Tároca mantém toda a vitalidade que sempre a caraterizou ao longo destas mais de três décadas de existência. “É certo que o Algarve tem, de facto, um enorme relevo na vida da empresa, pelas razões que já referi, mas também não é menos verdade que a loja de Coz, no fundo, a essência da Taróca, continua a satisfazer a população do concelho e também do distrito”, sublinha. “Temos a nossa marca bem patente e uma identidade de q1ue não abdicamos”, acrescenta um dos rostos desta casa.
Na Taróca a qualidade é intocável. Depois, é só escolher a melhor peça…