Sandro Machado ou apenas Sandro. Todavia, a alcunha que lhe assenta mesmo bem é a de homem-golo. Ao serviço do Cister Sport de Alcobaça, o jovem, de 18 anos, já leva 139 golos na Zona 4 do Campeonato Nacional de sub-20, aos quais junta mais 32 ao serviço da equipa sénior, mas, refere, ambiciona chegar às duas centenas de remates certeiros.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“É um número possível de alcançar e penso que, se a época continuar a correr desta maneira, posso conseguir bater essa marca”, começou por contar ao REGIÃO DE CISTER, evidenciando, ainda assim, que o objetivo principal é ajudar as equipas a vencerem, nos sub-20 assim como nos seniores.
O lateral esquerdo joga andebol desde tenra idade – e sempre com as cores da formação de Alcobaça – e é o artilheiro da equipa no campeonato. “Está a ser uma das melhores temporadas a nível de eficácia”, sublinhou, recordando quando jogava no escalão de iniciados e também já era dono de uma veia goleadora. “Houve apenas uma época em que joguei dois escalões acima do meu [era iniciado e competia no escalão de juvenis] e, por isso, senti mais dificuldades em ter o sucesso que gostaria”, enfatiza.
A paixão à modalidade, como é atrás referida, vem desde miúdo, sendo que para o andebolista o sonho, muito mais do que as centenas de golos que poderá marcar, é o de jogar na 1.ª Divisão Nacional de andebol e o de ser internacional com as cores de Portugal. “O caminho é longo, há muita qualidade no nosso País, mas tudo farei para o conseguir”, atira o jovem, elencando, de forma até curiosa, os dois jogadores que tem como referência na modalidade.
Um deles é o internacional André Gomes, jogador que pisa as mesmas zonas em campo e que alinha pelos germânicos do MT Melsungen. O outro chama-se Tiago Figueiredo, nazareno que joga pelo Nazaré Dom Fuas AC e que tem um currículo fortemente ligado ao Cister Sport de Alcobaça. Não fosse ter representado o clube durante vários anos. “Com o Tiago [Figueiredo] já joguei, já só falta jogar com o André”, brincou…
Sobre os objetivos coletivos para a presente temporada, Sandro Machado aponta à passagem à fase final do Campeonato Nacional de sub-20 [apuram-se os quatro primeiros de cada zona]. “Sabemos que é uma tarefa bastante difícil, mas vamos lutar por isso”, disse. Já sobre as ambições da equipa principal, para a qual tem dado também um forte contributo, o desejo é mesmo o de ajudar o clube a qualificar-se para a 2.ª fase para que, depois, possam lutar pela subida à 2.ª Divisão Nacional.
Quem tem um Sandro Machado pode sempre esperar uma equipa com uma eficácia assinalável. Não fosse ele o verdadeiro Sandro “homem-golo” Machado do Cister Sport de Alcobaça. No mínimo, com 200 golos apontados.