A idílica lagoa grande do Arrimal e a sua envolvente voltam a servir de cenário da iniciativa “Lagoa com Vida”, que está de regresso à Serra de Aire este mês e promete, ao longo de três dias, agitar a região.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O evento organizado pela União de Freguesias do Arrimal e Mendiga realiza-se entre os próximos dias 16 e 18 e conta com uma variedade de atrações, entre tasquinhas, atividades culturais e desportivas e muita animação.
“As expetativas são altas. Acreditamos que se encontram reunidas todas as condições para ser apresentada mais uma edição de sucesso”, sublinha o presidente da União de Freguesias de Arrimal e Mendiga, em declarações ao REGIÃO DE CISTER, adiantando que são esperadas cerca de 1.500 pessoas vindas um pouco por todo o País. “Além de dinamizar a economia local e de promover os artistas, o principal objetivo desta iniciativa é apoiar as nossas cinco associações [Centro Cultural, Recreativo e Desportivo de Arrimal; Associação Recreativa Cultural e Desportiva de Mendiga; o Rancho Folclórico da Sociedade Recreativa de Cabeça Veada; o Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros – Arrimal e a Associação Serra de Aire – Tempos Livres Cultura e Desporto] que vão ter, cada uma, a sua tasquinha no evento”, avança Francisco Baptista.
A 4.ª edição do “Lagoa com Vida” é inaugurada no dia 16 com a abertura das tasquinhas, às 19 horas, seguindo-se uma atuação de música popular pelo grupo local de concertinas Netos do Pastor Arrimalano. A partir das 22:30 horas, a animação vai estar garantida com o quarteto Objeto Tradição e, na madrugada, com o dj Odama. As atrações do dia seguinte iniciam com uma prova de canoagem, às 10:30 horas, e à tarde, às 15 horas, atuam as concertinas da Cabeça Veada. À noite, a partir das 22 horas, realiza-se uma caminhada noturna que se segue com a animação musical a cargo de Klimax Music e, mais tarde, com o dj Paulonho.
O XXXI Festival de Folclore da Lagoa Grande realiza-se no dia de encerramento do “Lagoa com Vida” e é o grande destaque da programação da iniciativa, no qual participam grupos de diferentes pontos do País. Este ano, além dos grupos locais, o Rancho Folclórico da Sociedade Recreativa da Cabeça Veada e o Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros do Arrimal, integram o cartaz o Grupo Folclórico e Etnográfico de Vila Cova à Coelheira, de Vila Nova de Paiva (Viseu), o Rancho Folclórico de Alenquer, o Grupo Etnográfico Terras de Cambra (Aveiro) e ainda o Grupo Folclórico e Etnográfico de Alfarelos (Coimbra). As atuações inseridas no festival de folclore decorrem durante a tarde, com início às 16 horas.
O último dia do evento volta a arrancar com canoagem, às 10:30 horas, e às 11:30 horas será celebrada uma missa campal. O evento termina com um jantar, com início às 19:30 horas, que se segue com a animação musical a cargo do músico Ti Manel Deejay.