Este conteúdo é apenas para assinantes
Vem aí um fim de semana de grande festa na cidade de Alcobaça. Os Santos Populares, organizados pela União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (Ufav), e que contam com o apoio da Câmara de Alcobaça, foram preparados ao pormenor e a zona exterior do Mercado Municipal de Alcobaça estará engalanada para, de amanhã até ao próximo domingo, receber a visita de milhares de pessoas, numa festa que já está repleta de tradição e que promove a cultura local.
Na conferência de imprensa de apresentação do certame, que decorreu na tarde de dia 15, na sede da Ufav, a presidente da junta começou por agradecer à autarquia todo o apoio prestado.
“Os Santos Populares são um evento que está a crescer, a autarquia está atenta e, como tal, agradecemos o facto de a Câmara de Alcobaça ser um dos nossos grandes apoiantes. Embora seja uma parceria que não envolva verbas, estamos a falar de um apoio logístico muito importante e que vai permitir às 12 associações que estarão presentes (11 com marchas) mostrarem a raça de que são feitas. Alcobaça é muito bairrista e os Santos Populares são um exemplo disso mesmo”, adiantou Isabel Fonseca.
A autarca adiantou também a homenagem que vai ser feita: “A mascote é uma novidade este ano. Trata-se da Mariaxita, em versão de majorete, como não podia deixar de ser. É uma homenagem sentida às Majoretes de Alcobaça, um projeto fundamental para o concelho”.
A concluir, a socialista fez questão de sublinhar que esta iniciativa será amiga do ambiente e que as tasquinhas vão contemplar produtos da região. “Será um eco-evento. Sobre a questão gastronómica, obviamente que será assente em produtos da região e cuja qualidade é inegável”, referiu Isabel Fonseca, antes de anunciar ainda que os Santos Populares, organizados pela Ufav, vão contemplar um investimento “entre os 50 e 60 mil euros”.
A ladear a presidente da Ufav durante a apresentação oficial do certame esteve o presidente da Câmara de Alcobaça, que elevou todo o trabalho realizado pelo executivo liderado por Isabel Fonseca, assumindo que os Santos Populares assentam nas bases que o próprio defende para o seu mandato na autarquia.
“Quando assumi a candidatura à presidência da Câmara comprometi-me com duas palavras: proximidade e coesão. E é isto que estamos a fazer ao longo deste mandato. É um orgulho estar nesta apresentação dos Santos Populares, organizados pela UFAV, cuja presidente tem feito um trabalho exemplar. Este evento faz parte da nossa cultura, da nossa tradição, dos nossos costumes, e em boa hora a UFAV agarrou estas festividades, que são importantíssimas para o concelho”, afirmou Hermínio Rodrigues. “Não há ninguém que não goste dos Santos Populares. É um evento para a comunidade e que fomenta a partilha e o convívio da cultura alcobacense”, assumiu o social-democrata.
Com a Marcha de Alcântara como convidada no sábado e com a atuação das Majoretes e a Fanfarra de Alcobaça amanhã, os Santos Populares serão ainda animados pela Banda Magnética (amanhã), Grupo Kapitall (sábado) e Rebeca (domingo).