A apresentação oficial do Runset 2023, que decorreu na manhã da passada segunda-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, ficou bem claro que, mais do que a competição, a ideia passa mesmo por (voltar a) colocar Alcobaça no mapa dos grandes eventos. Sendo que, neste caso concreto, não se tratará apenas de uma prova desportiva. Será um certame que também vai juntar a cultura e a gastronomia, razões mais do que suficientes para que as expectativas dos organizadores sejam as melhores.
Tal como ficou bem patente nas declarações do presidente da Câmara de Alcobaça, que salientou a dimensão que o Runset vai permitir atingir. “O evento foi um sucesso em 2022 e não tenho a menor dúvida de que voltará a ser este ano. O Runset oferece felicidade e bem-estar às pessoas e esse espírito enquadra-se na perfeição naquilo que este executivo preconiza para o Município de Alcobaça. Queremos exatamente isso, ou seja, permitir momentos de alegria à população, algo que o Runset garante”, assinalou Hermínio Rodrigues. “O município terá retorno com este evento, não tenho a menor dúvida. Mais do que o investimento, e acima de tudo, é a forma como ‘vendemos’ o nosso concelho. Queremos a marca da felicidade para as nossas gentes e o Runset é sinónimo disso mesmo”, acrescentou o edil, informando que a autarquia vai investir cerca de 19 mil euros no evento.
Também o vereador do Desporto da Câmara de Alcobaça se mostrou muito confiante. “É uma iniciativa que não é só para atletas nem para quem queira competir. É para toda a família, para todas as idades, e a prova de que as pessoas gostaram do evento no ano anterior é o facto de estarmos a superar todas as expectativas no que diz respeito ao número de inscritos. Queremos que todos os participantes saiam felizes deste Runset e estamos certos de que isso vai acontecer”, frisou João Santos.
João Pereira e Lúcio Luís, dirigentes da Makemove presentes na conferência de Imprensa – Carlos Fernandes, por motivos pessoais, não pôde estar presente – levantaram a ‘ponta do véu’ sobre as novidades da edição deste ano, e cujo percurso, que vai arrancar no Parque Verde de Alcobaça, vai contemplar passagens por locais emblemáticos da cidade, tais como o Mosteiro, o Museu do Vinho, a Epadrc, o Estádio Municipal, o Jardim do Amor, o Castelo, entre outros.
Além do percurso de 12 quilómetros, haverá também a “mini race”, de 8 quilómetros, e a “kids race”, percurso circular destinado às crianças. O evento já tem 1.000 participantes garantidos, sendo que as inscrições terminam no próximo dia 7 de julho.