Foi há 25 anos que Manuel Carreira aproveitou uma oportunidade de negócio para abrir a segunda unidade da Sapataria Charel numa das principais ruas das lojas da vila de Porto de Mós. A aposta foi no calçado clássico, à semelhança do estabelecimento do Centro Comercial Maringá, em Leiria.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Atualmente, a oferta é mais alargada e vai dos artigos casuais aos de cerimónia. “As exigências dos clientes têm vindo a mudar com o passar dos anos”, sublinha o comerciante natural dos Milagres (Leiria), em declarações ao REGIÃO DE CISTER. “Depois da pandemia, houve uma maior procura de ténis, tendência que veio para ficar e eu tive que me adaptar”, acrescenta Manuel Carreira.
Ao nível do calçado desportivo, há opções para todos os gostos, géneros, carteiras e idades, de marcas nacionais e internacionais, como a Nike, a Adidas, a Lacoste, a Converse ou a New Balance.
A Sapataria Charel dispõe ainda de uma diversificada oferta de calçado clássico e de cerimónia para homem, senhora e criança, que vai do sapato fechado à sandália rasa e de salto, às botas, na estação de outono-inverno. O espaço comercial oferece ainda aos clientes uma seleção de malas, de artigos de bijuteria e de chinelos de quarto.
Outro dos desafios destes tempos modernos é a presença da loja nos meios digitais. “Os clientes têm cada vez menos tempo para se deslocarem ao comércio tradicional. Preferem comprar online e nas grandes superfícies”, lamenta Manuel Carreira.
Para fazer face às exigências atuais do mercado, o lojista e a mulher, que está à frente da sapataria de Leiria, têm-se esforçado para manter ativa a conta da loja nas redes sociais. É com a ajuda das filhas, que apresentam semanalmente os produtos em direto na página do Facebook, que respondem aos pedidos online dos clientes.
“Para nós não é nada fácil, mas tentamos dar o nosso melhor. Não temos outra hipótese”, salienta Manuel Carreira, mostrando-se esperançoso em relação aos apoios que o comércio local de Porto de Mós vai receber, no âmbito da candidatura do Município e da Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria.
Adaptar-se às circunstâncias da vida é um dos lemas do leiriense que emigrou para França aos 20 anos. Aos 34, voltou de vez para Portugal e começou a ajudar a mãe na venda de cereais no mercado. Pouco tempo depois, adquiriu um carro de sapatos e toda a mercadoria a um sapateiro que vendia na feira e foi assim que iniciou a atividade no distrito de Leiria.
Com 42 anos, Manuel Carreira abriu a primeira loja no Centro Comercial Maringá. Nos tempos das “vacas gordas”, como recorda, chegou a ter quatro lojas em simultâneo. Duas em Leiria, uma em Porto de Mós e outra na Marinha Grande. A crise fê-lo fechar o segundo espaço comercial de Leiria e a loja da Marinha Grande.
Apesar das adversidades, o comerciante não cruzou os braços e, atualmente, aos 72 anos, não pensa em se aposentar. Haja saúde para continuar a trabalhar e a “aviar” calçado aos portomosenses.