Foi apresentado, na reunião de Câmara da passada segunda-feira o projeto de loteamento urbano na Quinta da Conceição, situada por detrás do quartel dos Bombeiros de Alcobaça.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O empreendimento, que tem um orçamento de cerca de 38 milhões de euros, irá permitir a construção de 210 fogos de habitação, em sete lotes. Três desses lotes, num total de 90 apartamentos de tipologia T2 e T3, ficarão na posse do município, que se compromete a fazer a gestão dos mesmos a custo controlado.
Na ocasião, o presidente da Câmara deu conta do desejo de captar população jovem para esta zona habitacional.
“Tenho a certeza que este projeto vai ser um sucesso. É direcionado, acima de tudo, para os jovens, porque nós queremos ter cada vez mais jovens a habitarem no nosso concelho. Ainda é algo precoce falar em prazos para a conclusão da obra, mas o que posso garantir é que pedi velocidade de cruzeiro para este projeto. Se no próximo ano já estivermos a lançar concursos, penso que durante este mandato teremos condições para ter obra e até já bastante adiantada”, adiantou Hermínio Rodrigues.
As especificidades do projeto foram detalhadas por Sara Santos, arquiteta da Câmara de Alcobaça, que apresentou as maquetes em imagens.
“Trata-se de uma área de intervenção com cerca de 44.700 m2, que está servida com imensos equipamentos e serviços e que está numa das entradas principais da cidade. Por essa razão, parece-nos que faz todo o sentido reforçar esta zona habitacional. Pretendemos que também possa contemplar um parque verde e que, além da habitação, esta zona ofereça também serviços e comércio, sem esquecer o aumento das bolsas de estacionamento. O que está a ser proposto são 210 fogos habitacionais, 30 por edifício (7), com uma área de construção para habitação de cerca de 20 mil m2”.
Também durante a reunião de Câmara, e perante o olhar atento dos vereadores presentes, Elisabete Mendes, arquiteta do município, reforçou a ideia já enfatizada pelo chefe do executivo relativamente à atração de população mais nova para a zona que está agora projetada.
“Temos como objetivo estruturar toda a zona da Quinta da Conceição com um foco mais direcionado para a captação de população jovem”, assumiu.
Num curto espaço de tempo, o executivo municipal trouxe à praça pública um conjunto de projetos que pretende implementar e Elisabete Mendes salientou, precisamente, aquilo que tem vindo a ser feito.
“Este é o terceiro de um conjunto de projetos que temos vindo a trazer aqui [às reuniões de Câmara] e que consideramos que são projetos estruturantes para a cidade de Alcobaça. Já trouxemos as Áreas de Reabilitação Urbana, que conferem um conjunto de benefícios fiscais aos privados para os incentivar a reabilitar o tecido urbano, e o mês passado trouxemos o Concurso de Ideias, que pretende reabilitar um conjunto de ruas que ligam os dois monumentos mais simbólicos da cidade, o Mosteiro e o Castelo”, concluiu.