Daniel Adrião aproveitou a reunião da Comissão Nacional do PS, que teve lugar este sábado, para anunciar a candidatura ao cargo de secretário-geral do partido, entrando, deste modo, na corrida com José Luís Carneiro e Pedro Nuno Santos pela sucessão a António Costa.
O alcobacense candidata-se pela quarta vez às eleições diretas dos socialistas, tendo nas anteriores disputas internas enfrentado o ainda líder do PS, que se demitiu na sequência da investigação que corre no Supremo Tribunal de Justiça.
O ex-jornalista foi uma voz crítica de António Costa desde a primeira hora, liderando a oposição interna no partido e assumido posições contrárias aos órgãos nacionais do PS. O melhor resultado que o antigo líder do PS/Alcobaça obteve nas anteriores três eleições para o lugar de secretário-geral do partido foi obtido em 2021 e permitiu-lhe eleger 12% dos membros da Comissão Nacional e 15% da Comissão Política.
Vereador na Câmara de Alcobaça entre 2005 e 2009, Daniel Adrião destacou-se a nível local como presidente da Claustrofolia, entidade que trouxe ao Carnaval de Alcobaça, entre outros, Ronaldo e Tiazinha. Nos últimos anos, assumiu funções como CEO da Educanology, uma startup dedicada à inovação educativa.