Uma autêntica aula aberta para cerca de 150 jovens estudantes da freguesia da Benedita e do concelho de Alcobaça. Assim foi o 2.º BootCamp da região Oeste, iniciativa cuja organização esteve a cargo da Universidade de Coimbra, com o apoio da Câmara de Alcobaça e do Externato Cooperativo da Benedita, e que se realizou no passado dia 30 de novembro, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Logo pela manhã, a sessão de abertura, que esteve a cargo da Gabriela Fernandes (pró-reitora da Universidade de Coimbra), Hermínio Rodrigues (presidente da Câmara de Alcobaça) e Nuno Rosa (diretor pedagógico no Externato), cativou os cerca de 150 alunos presentes, dado que abordava uma temática que diz e pode ter influência no futuro dos jovens. Afinal, é o espírito empreendedor que está na génese do eventual sucesso que eles podem alcançar quando, no futuro, entrarem no mercado de trabalho.
“A Benedita é uma freguesia empreendedora por excelência. Não podia haver melhor lugar para a Universidade de Coimbra promover o empreendedorismo jovem. Os vossos pais e avós deixaram-vos um legado importantíssimo que cabe a vós honrar e fazer evoluir”, começou por dizer Hermínio Rodrigues, que recebeu, no imediato, uma tremenda ovação da plateia.
O chefe do executivo municipal prosseguiu o discurso fazendo uma referência à Área de Localização Empresarial da Benedita, dando conta de que a mesma será o local ideal para que os jovens de hoje em dia possam, a médio prazo, ali instalarem as suas empresas e darem asas à veia empreendedora. “Muitos dos jovens que aqui estão presentes serão as empresárias e os empresários do futuro. Um futuro que terá na nova Área de Localização Empresarial da Benedita um espaço privilegiado para crescer”, referiu o autarca, revelando que aquele equipamento, “a maior obra de sempre realizada pelo Município de Alcobaça, com 7,5 milhões de euros de investimento suportados por fundos europeus”, será inaugurado “no início do próximo ano”. “A Câmara de Alcobaça está, deste modo, a criar as condições para que as vossas ideias possam tornar-se realidade. O crescimento de Alcobaça enquanto território de economia e felicidade começa nos vossos sonhos. Não tenham medo de arriscar. Precisamos do vosso espírito de iniciativa e criatividade”, pediu Hermínio Rodrigues.
Seguiu-se a intervenção de Nuno Rosa, com o diretor do Externato Cooperativo da Benedita a dar conta do caminho que os alunos têm de percorrer para alcançarem o sucesso. “Creio que estes jovens tiveram a possibilidade de se capacitar com os melhores especialistas do país, neste caso, na Universidade de Coimbra, e esperamos que, no futuro, possam ter esta paixão empreendedora. Estamos numa geração muito habituada às recompensas imediatas e, como tal, é necessário que estes jovens tenham a paciência necessária. Muitos deles vão levar este empreendedorimos para criarem um mundo melhor”, finalizou o docente.