O vereador com o pelouro do Ambiente na Câmara da Nazaré revelou, no H2On, o novo podcast da Escola Profissional da Nazaré (EPN) e que passa na Rádio Nazaré, que na próxima época balnear estão reunidas as condições para que três praias tenham concessionários a funcionar.
No podcast que aborda temas como o ambiente e a sustentabilidade, Orlando Rodrigues explicou que na Praia da Nazaré, que hasteou a Bandeira Azul pela primeira vez em 1987, o município garante vigilância em todo o areal, num total de 1,3 quilómetros, o que passou a acontecer a partir de 2018.
“O Salgado já tinha o Galardão de Ouro, mas criámos condições para a Bandeira Azul”, sublinhou o vereador, salvaguardando, no entanto, que ainda falta resolver questões com o apoio de praia, em virtude de exigências do Plano de Ordenamento da Orla Costeira.
No caso da Praia do Norte, Orlando Rodrigues anunciou que “já é uma Praia Balnear e vai ter apoio de praia completo”. “A segurança é a nossa principal preocupação”, declarou o responsável da pasta do Ambiente. Este ano, no início da época balnear, o dispositivo de vigilância das praias do concelho, que inclui as três praias, aumentou de 22 para 25 elementos, “apesar das dificuldades de recrutamento de mais elementos para a equipa de nadadores-salvadores, situação idêntica à registada em mais zonas balneares do país”, como fez notar, na ocasião a Câmara da Nazaré em nota pública.