A Câmara de Alcobaça está a ponderar a construção de três novos centros escolares no concelho, além dos cinco já existentes e que integram a carta educativa. A revelação foi dada pelo presidente da Câmara, quando questionado por Liliana Duarte, deputada do PSD na última Assembleia Municipal. “Como está o município de Alcobaça a aproveitar as medidas do PRR para as melhorias escolares? O concelho já tem cinco centros escolares, casos de Alcobaça, Benedita, Cela, Turquel e Alfeizerão e, tendo em conta a coesão territorial, quais os investimentos previstos noutras freguesias do concelho?”, indagou a social-democrata, já depois de dar os “parabéns à Camara” por várias iniciativas recentes.
Hermínio Rodrigues garantiu que estão a ser “preparadas candidaturas à EB 2/3 D. Pedro I, em Alcobaça, e à EB 2 da Benedita”, acrescentando que “há necessidade de pensar em novos centros escolares em Coz, Alpedriz e Montes, no Vimeiro e em São Martinho do Porto”.
Já depois de agradecer as palavras da deputada, o presidente da Câmara anunciou que foram feitas “duas candidaturas ao abrigo do PRR”, para Pataias, uma obra a rondar os 5 milhões de euros e que foi para Tribunal de Contas, e para a EB 2/3 Frei Estêvão Martins, com uma verba de 2,8 milhões de euros”. “Eram duas situações que, inicialmente, não estavam previstas no PRR, mas que conseguimos colocá-las agora”, frisou.