O desenvolvimento de produtos de cosmética é a aposta mais recente da Manulena. A empresa sediada em Mira de Aire, reconhecida pela produção de velas – área que ainda representa a grande fatia das vendas –, tem procurado inovar em todos os segmentos de mercado em que está inserida, sendo que a aposta em perfumes e difusores surge também nesse sentido.
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O investimento na área da cosmética tem sido feito nos últimos anos e está agora a ser reforçado com a aquisição de novos equipamentos para aumentar a produção, visto que a representatividade da área na faturação da empresa tem crescido e já tem uma expressão de 20%. “Estamos a triunfar porque desenvolvemos produtos inovadores. O consumidor está sempre à procura de coisas novas e nós comprometemo-nos a criá-las”, explica o CEO da empresa. Pedro Custódio afirma também que, neste momento, “o mercado interno é o principal cliente dos artigos de cosmética”. Há cerca de cinco anos, a Manulena estendeu a produção a perfumes e difusores, seguindo a filosofia de aposta na diferenciação que utiliza nas restantes áreas.
A génese da empresa, fundada em 1968 por Manuel Custódio e que tem um volume de negócios na ordem dos 8 milhões de euros, está associada à produção de velas religiosas, mercado que ainda representa 7% das vendas. Desde 1997, a empresa, conhecida por fabricar as velas Sensia, começou a distinguir-se pela produção de velas perfumadas, abastecendo hipermercados, em Portugal, e marcas de luxo no estrangeiro. No total, 70% do volume de negócios deve-se à comercialização dos vários tipos de velas.
Além de todo o trabalho desenvolvido para cimentar a marca Manulena (criada há cerca de cinco anos) no mercado interno e externo, o aproveitamento do potencial da cerâmica portuguesa é também uma das estratégias implementadas. “Trabalhamos muito em parceria com empresas de cerâmica, algumas delas sediadas em Alcobaça”, revela o empresário natural de Mira de Aire, acrescentando que a Manulena “é responsável pelo processo de enchimento” das peças desenvolvidas pelas entidades que operam naquele setor.
A tendência para o futuro é “crescer no mercado de luxo e no mercado americano”, aumentando a parcela de 30% correspondente ao volume de exportação. Atualmente, a França é o principal destino das exportações da Manulena. Para aquele país são comercializadas velas para marcas de gama alta como a Diptyque. Os Estados Unidos da América são também um dos destinos dos produtos da empresa. Pedro Custódio prevê, a curto prazo, aumentar as exportações para a América do Norte.