A Julipedra é um exemplo no que diz respeito à exploração do mercado externo no setor da pedra, exportando cerca de 90% do volume de negócios para países como Estados Unidos da América, França, Reino Unido, Países Baixos, Brasil, Coreia do Sul, Qatar ou Arábia Saudita.
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Especializada em fazer projetos à medida, desde a origem, a empresa foi criada oficialmente em 1981. “Temos trabalhado em projetos reconhecidos internacionalmente, incluindo hotéis de luxo, edifícios corporativos de grandes empresas e obras de infraestrutura em diversos países ao redor do mundo”, conta o diretor de exportações. Sérgio Figueiredo explica que a empresa sediada na Benedita começou a centrar atenções no mercado externo no período da crise da construção civil em Portugal, entre 2008 e 2010. “Voltámo-nos para o estrangeiro através de estratégias de internacionalização que incluíram a participação em feiras e eventos internacionais do setor, o estabelecimento de parcerias com distribuidores e agentes noutros países e o investimento em marketing digital para ampliar a presença global”, revela.
A procura por “oportunidades de negócios em novos mercados emergentes” e por “parcerias estratégicas para expandir a presença global” são dois aspetos que estão no horizonte da Julipedra. Em simultâneo, a empresa tem investindo de forma contínua em “novos equipamentos e tecnologias para oferecer serviços de alta qualidade aos seus clientes”. Nesse sentido, a inovação tecnológica tem sido determinante para “aumentar a eficiência produtiva, melhorar a qualidade dos produtos, reduzir os custos operacionais e garantir melhores condições de trabalho aos colaboradores”.
A Julipedra possui uma unidade industrial, na Benedita, com cerca de 20 mil metros quadrados. Neste local, é feita a transformação da pedra, após a extração, um processo que é garantido pela empresa – que possui as próprias pedreiras desde 2008 – e pelas parcerias que dispõe. A capacidade de realizar todos os processos até a chegada do produto ao consumidor final tem sido determinante para o reconhecimento de clientes, sobretudo no estrangeiro, de acordo com Sérgio Figueiredo. “Cumprimos com rigorosos padrões de controlo de qualidade em todas as etapas do processo produtivo, desde a seleção da matéria-prima até a entrega do produto final. Isso ajuda a garantir a satisfação do cliente e, consequentemente, a fidelização no mercado internacional”, salienta.
Em 2022, a Julipedra faturou cerca de 4,7 milhões de euros, um volume de negócios que a coloca no 99.º posto do ranking das 250 Maiores empresas dos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós.
Revestimento é produto de eleição
A extração e transformação de pedra calcária é a área em que a Julipedra opera, mas são os revestimentos interiores e exteriores, juntamente com os elementos ornamentais, feitos por medida, que atraem as atenções dos clientes.
No exterior, a empresa destaca-se pela produção de fachadas de diversas espessuras e com diferentes detalhes de acabamento. O trabalho desenvolvido em pedra Moca Creme MG para o revestimento das paredes externas do Estádio da Autoridade Nacional de Educação Aplicada e Treino, no Kuwait, e a produção de um preenchimento plano em pedra natural Branco Valongo na primeira sucursal das grandes lojas Hudson´s Bay, nos Países Baixos são exemplos de grandes trabalhos no estrangeiro levados a cabo pela Julipedra. Por outro lado, no interior, os ladrilhos standard ou cortados por medida são um produto bastante comercializado pela Julipedra. O revestimento das paredes, das bancadas das casas de banho e dos lavatórios, em pedra mármore Estremoz Claro, com acabamento polido, no Elite Hotel Strandbaden, na Suécia, exemplifica uma das empreitadas realizadas pela empresa. Ainda no capítulo dos revestimentos, as superfícies 3D também têm ganho destaque, sendo um produto mais inovador que a entidade também desenvolve, tendo a capacidade de o fazer em todas as dimensões.
Pavimentos, capeamentos e escadas são também estruturas para as quais a empresa trabalha a pedra natural das mais diversas formas.
Sérgio Figueiredo realça que a especialização em fazer projetos por medida em pedra calcária confere à Julipedra “a capacidade para responder a qualquer desafio e encarar o mercado a nível global”.