O fotojornalista Rui Caria é um dos sete mestres da fotografia em destaque numa reportagem do jornal espanhol El Mundo sobre a iniciativa Xiaomi InSight, que juntou fotógrafos de renome de toda a Europa. A par do português e nazareno Rui Caria, o grupo inclui profissionais de Espanha, Itália, Grécia, Alemanha e França.
“O trabalho deste fotojornalista português tem girado em torno de diferentes causas sociais, de direitos humanos e ambientais. Cobriu, por exemplo, a situação no Mar Mediterrâneo Central, em 2017, e a guerra na Ucrânia, em 2022. Trabalha com a Leica desde 2013 e publicou diversas fotografias na Leica Fotografie International.
A primeira experiência de Rui Caria a fotografar com um smartphone foi com o Xiaomi 13T Pro. “Para o fotojornalismo, embora seja verdade que a qualidade desses aparelhos ainda não é a mesma que uma câmera profissional oferece, às vezes isso é para melhor. Porque a qualidade que um jornalista oferece também tem muito a ver com a história que ele transmite”, lê-se no periódico, que cita Rui Caria. “Tem procurado uma forma de documentar o que para ele é o que há de mais genuíno no seu país: o povo”, revela ainda o El Mundo.