“Salgueiro Maia – o Herói do 25 de Abril” é o título do mais recente livro de Vanda Furtado Marques que conta às crianças a história do militar que teve um papel preponderante no fim da ditadura em Portugal. A obra que foi apresentada na Biblioteca Municipal de Alcobaça, no passado dia 27 de abril, foi publicada para assinalar o cinquentenário do 25 de Abril.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Salgueiro Maia foi um exemplo de um verdadeiro herói, de alguém que pelo amor ao seu País, pela vontade de acabar com a guerra colonial, que tanta angústia e desespero causava nos jovens e nas suas famílias, e pela necessidade de acabar com o fascismo, tomou a dianteira no processo revolucionário”, sublinha a escritora alcobacense, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
“Relembrá-lo é trazer a esperança de que há homens que trazem os sonhos na mente e a coragem no peito para fazer a mudança necessária”, acrescenta Vanda Furtado Marques.
Através desta obra que conta com ilustrações de Ana Mateus, a autora pretende transmitir aos mais novos que, por vezes, a vida “pode ser dura”, mas que é necessário “ter a capacidade de a acolher e transformar em dádiva”. “Salgueiro Mais nunca deixou que as suas tragédias pessoais se transformassem em ódios e raivas. Pelo contrário, o seu sofrimento ajudou-o a entender o sofrimento dos outros”, destaca.
Manter a memória coletiva desta personalidade emblemática é outro dos grandes objetivos deste livro infantil que deve ser lido por toda a família.
O lançamento oficial da publicação que contou com o apoio do Município de Castelo de Vide ocorreu na passada quinta-feira, em Castelo de Vide, terra natal de Salgueiro Maia, no âmbito das comemorações da Liberdade.
Antes de “Salgueiro Maia – o Herói do 25 de Abril”, Vanda Furtado Marques deu a conhecer em livro às crianças outras figuras históricas como Inês de Castro e D. Pedro, a Padeira de Aljubarrota, D. Fuas Roupinho ou D. Nuno Álvares Pereira.