As praias de Água de Madeiros, Pedra do Ouro, Polvoeira, Paredes da Vitória e Légua, no concelho de Alcobaça, Salgado e Nazaré, naquele concelho, foram contempladas com “Qualidade de Ouro”, um prémio atribuído em função das análises efetuadas nos laboratórios das Administrações Regionais Hidrográficas. Em relação ao ano passado, saiu da lista a praia de São Martinho do Porto e em contrapartida entrou a praia de Paredes da Vitória, ambas no município de Alcobaça.
O anúncio foi feito, na passada segunda-feira, pela associação ambientalista Quercus, em vésperas do arranque da época balnear de 2024. O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” é atribuído há quase 15 anos e distingue a qualidade da água balnear das praias portuguesas com base na informação pública oficial.
Este ano foram distinguidas 420 praias mais 26 do que em 2023. Das praias galardoadas, 349 são costeiras, 61 interiores e 10 de transição.
A região Tejo e Oeste, onde se incluem os concelhos de Alcobaça e Nazaré, volta a ser a mais galardoada, com 103 praias distinguidas, o que representa um quarto de todas as praias distinguidas.
Para receber a classificação de praia com Qualidade de Ouro, a água balnear tem de respeitar vários critérios.