O projeto “Healing Minds”, apresentado pelas alunas do 7.º C do Instituto Educativo do Juncal (IEJ), conquistou o 2.º lugar no Concurso Intermunicipal de Empreendedorismo do 3.º ciclo, que decorreu no passado dia 29, em Figueiró dos Vinhos. O projeto foi o único representante do concelho de Porto de Mós na final da competição, naquela categoria, organizada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.
Este conteúdo é apenas para assinantes
As alunas Beatriz Pinho, Maria João Matos e Matilde Pereira foram orientadas pela diretora de turma que, ao REGIÃO DE CISTER, explica o início do projeto. “Tudo começou com um ‘brainstorming’ em aula, em que os grupos esboçaram as primeiras ideias, que foram evoluindo e sendo trabalhadas para formular projetos em concreto”, afirma a docente. Liliana Gomes detalha também o processo de criação da ideia. “As alunas identificaram que a ansiedade era um problema com que lidavam frequentemente.
A partir daí focaram-se em procurar estratégias para diminuir ou eliminar aquela adversidade”, refere.
Identificado o “problema”, as três estudantes elaboraram o projeto “Healing Minds”, que comporta duas vertentes. A primeira é o “Kit Feliz”, que consiste numa “caixa com produtos e ferramentas anti-stress para ajudar os jovens a combater a ansiedade”.
A segunda é a “Sala Feliz”, que sugere a introdução de um espaço nas escolas especializado para “ajudar a comunidade educativa a criar um ambiente mais calmo e saudável para os jovens que sofrem de ansiedade em contexto escolar”.
Sob o lema “Acalma-te, por favor! Por uma geração mais calma”, a ideia de Beatriz Pinho, Maria João Matos e Matilde Pereira não só cativou o júri e elementos de outras escolas, como será implementada no IEJ com o apoio da diretora pedagógica daquele estabelecimento de ensino, do município de Porto de Mós e da Fablab.
O “Kit Feliz” já está disponível para venda, sendo que o dinheiro dali proveniente será revertido na íntegra para investir na “Sala Feliz”. No que concerne a este espaço, a turma do curso profissional de Design Industrial do IEJ foi responsável pela conceção e desenvolvimentos do projeto 3D da sala.
Também as três alunas responsáveis pela iniciativa estão a efetuar estudos para fazer um levantamento de características adequadas para a sala, nomeadamente de cores para as paredes e de ferramentas favoráveis para combater a ansiedade.
Depois de várias candidaturas, esta foi a primeira vez que uma turma do IEJ disputou uma final do Concurso Intermunicipal de Empreendedorismo.
A aluna do 12.º A da Escola Básica e Secundária de Porto de Mós, Maria Silva, também esteve presente na final do concurso do ensino secundário, com o projeto “Medi Me”, mas não conseguiu chegar ao pódio.