Dois homens, de 39 e 34 anos, foram detidos, na passada semana, na Nazaré, por crimes de violência doméstica. O caso mais recente, na sexta-feira, resultou na prisão preventiva do agressor. Desde o início do ano, registaram-se 21 crimes do género na vila.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O homem de 34 anos recebeu a medida de coação mais gravosa depois de ter exercido violência sobre a ex-companheira (e mãe do filho), que ficou ferida. Sobre o suspeito, de 34 anos, existem diversas denúncias por violência doméstica sobre antigas companheiras, quer por agressões físicas, quer por ameaças e coação através de uso de arma branca.
Os agentes da esquadra da Nazaré da PSP detiveram o suspeito às 5:45 horas da manhã, no cumprimento de um mandado de detenção, na sequência de uma denúncia por violência doméstica. O suspeito de 34 anos terá forçado a entrada na casa da vítima, num momento em que o filho de ambos, de cinco anos, não se encontrava presente. O homem invadiu a residência depois de partir o vidro da porta de entrada e os estilhaços acabaram por atingir os olhos da mulher, que foi assistida no Hospital de Caldas da Rainha.
Na sequência do incidente, o detido foi presente ao Tribunal de Porto de Mós, onde ouviu ser decretada prisão preventiva, a medida de coação mais grave, tendo sido conduzido ao Estabelecimento Prisional de Leiria.
Noutro caso, que ocorreu na segunda-feira da passada semana, os agentes da esquadra da Nazaré detiveram um homem, de 39 anos, pela prática de violência doméstica sobre a ex-companheira, uma mulher de 36 anos. A detenção foi efetuada na sequência de um mandado de detenção. Por se tratar de um “crime de investigação prioritária”, aquela força de segurança cumpriu ainda um mandado de apreensão, tendo sido localizadas duas pistolas e munições “aptas a serem usadas”.
O suspeito não apresentou documentação das armas de fogo, havendo um pedido de apreensão relativo a uma delas. Presente a tribunal, o homem ficou proibido de contactar a vítima.
Dados facultados ao REGIÃO DE CISTER pelo comando distrital da PSP revelam que só nos primeiros seis meses deste ano registaram-se 21 crimes de violência doméstica contra cônjuges na área de atuação da esquadra da Nazaré. Ainda o ano vai a meio e já se contabilizam mais casos do que durante todo o ano passado, quando a PSP registou 19 crimes de violência doméstica.
A mesma fonte, que vê a violência doméstica como “um dos maiores flagelos da sociedade atual”, revela que nos últimos cinco anos, foram registados na Nazaré 117 crimes de violência doméstica, dos quais 90 contra cônjuge, dois contra menores e outros 25 no âmbito dos “outros crimes de violência doméstica”.