Quarta-feira, Julho 30, 2025
Quarta-feira, Julho 30, 2025

Babel promove encontro entre artistas de cinco países até outubro

Data:

Partilhar artigo:

A Babel vai promover, até ao próximo mês de outubro, a residência artística “ART, [HE]ART, [E]ART[H] – Reviving Ceramic Traditions” entre Alcobaça e as Caldas da Rainha, com a ambição de explorar o papel do barro e da cerâmica na renovação urbana, na arte e no design, com foco na sustentabilidade ambiental e na preservação cultural.

A iniciativa, que envolve seis artistas oriundos de países como Espanha, Croácia, Arménia, República-Checa e Ucrânia, tem como objetivo “a renovação de práticas antigas de cerâmica através de uma abordagem multidisciplinar”.

“O projeto visa investigar e desenvolver uma nova pasta de cerâmica a partir de restos e peças inutilizadas. Esta inovação será aplicada à arte e à criação de utensílios e à criação de um mural a ser instalado no jardim da central-periférica, bem como uma exposição final”, avança a organização cultural, através de um comunicado.

Região de Cister - Assine já!

Entre as iniciativas estão previstas visitas, workshops, sessões de estúdio e eventos de experimentação e colaboração que irão reunir artistas locais e artistas residentes e envolver a comunidade.

Ao longo de quatro meses, os artistas participantes vão contar com a mentoria de uma equipa multidisciplinar composta por Margarida Saraiva, curadora do projeto, o arquitecto Tiago Quadros, o designer Wilson Esperança, a ceramista Conceição Cabral e as artistas Inês Ferreira-Norman e Ana Battaglia de Abreu.

“ART, [HE]ART, [E]ART[H] – Reviving Ceramic Traditions” arrancou no dia 17 de junho e o primeiro encontro dos artistas residentes com a comunidade aconteceu no passado domingo, na central-periférica, com o dia aberto “Let’s Get Together” que promoveu um encontro entre artistas e instituições culturais de Alcobaça e da região Centro, proporcionando a partilha de práticas artísticas e a exploração de formas de colaboração inovadoras.

Os escultores Mário Lopes, José Aurélio e Thierry Ferreira e os galeristas Cheila Peças e Gabriel e Gilberto Colaço foram alguns dos participantes, assim como os autores de cerâmica contemporânea Stela Ivanova e Jean Ferrari.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Há cada vez mais pessoas a correr atrás do seu “Recorde Pessoal”

Superação, saúde e convívio. Estas são algumas das palavras-chave que integram parte do glossário de muitas pessoas que...

Hermínio Rodrigues quer “renovar compromisso” com concelho

Hermínio Rodrigues anunciou oficialmente a recandidatura à presidência da Câmara de Alcobaça pelo PSD, afirmando a vontade de...

D. América festejou 100 anos de uma vida (bem) rendilhada

Aos 33 anos, os médicos prepararam-na para o pior. América Albano estava gravemente doente e poucos acreditavam que...

Eborense pede ajuda após incêndio destruir a sua casa

Um incêndio que deflagrou na habitação onde morava há mais de duas décadas, e que aconteceu na noite...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!