O alcobacense Luca Cruz e a portomosense Isa Ferreira (ambos da Juventude Vidigalense), assim como a beneditense Beatriz Castelhano (Arneirense) – na edição publicada esta quinta-feira foi erradamente colocado que a atleta é natural de São Martinho do Porto –, sagraram-se campeões nacionais de sub-20 nas disciplinas de salto com vara, nos 10.000 metros marcha e nos 100 metros, respetivamente.
Os campeonatos nacionais decorreram durante este fim de semana, em Viana do Castelo.
Luca Cruz conquistou o título nacional do escalão no salto com vara, numa prova na qual alcançou a marca de 4m40cm. O alcobacense já tinha assegurado o título quando superou a fasquia de 4m04cm, tendo, depois disso, aproveitado para tentar estabelecer um novo máximo pessoal.
Não foi, contudo, o único campeão proveniente da formação leiriense, que viu Isa Ferreira subir ao topo do pódio nos 10.000 metros marcha. A portomosense concluiu a prova em 50m16s44, menos sensivelmente 45 segundos do que a mais direta adversária na luta pelo título nacional.
Já Beatriz Castelhano destacou-se da concorrência nos 100 metros. A beneditense demorou 12,71 segundos a concluir a prova.
O campeonato nacional reuniu os melhores atletas nacionais no escalão de sub-20 nas diferentes disciplinas. O alcobacense Márcio Dias (Eirense) foi 7.º classificado nos 5.000 metros, ao passo que a conterrânea Luana Figueira (Juventude Vidigalense) obteve a mesma classificação, mas na prova de salto em altura.
Luca Cruz e Beatriz Castelhano tinham conseguido a medalha de bronze nas provas de salto com vara e de 100 metros, respetivamente, nos nacionais de sub-23, que se realizaram na semana anterior.