Está em curso a formação de “uma associação para promover a fileira da oliveira” para atuar nos sete municípios envolvidos no projeto “Ouro Líquido”. A informação foi divulgada no antigo Lagar de Azeite do Rancho dos Moleanos (Évora de Alcobaça), que foi palco da apresentação da iniciativa, no passado dia 30 de agosto.
O projeto, que “pretende contribuir para capacitar olivicultores e lagares, estimulando os produtores a competir cada vez mais pela qualidade da azeitona e do azeite”, visa também “o estudo e valorização da paisagem olivícola e de recursos ligados ao olival e ao azeite, por forma a desenhar uma estratégia olivoturística, que aporte valor económico e social às comunidades rurais, integrando produtos endógenos, gastronomia, natureza, paisagem rural, cultura e património”, explica o presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, em comunicado.
Na apresentação, foi abordada a importância que variedades características da região, como a “Galega” e a “Lentrisca”, têm junto da comunidade e de famílias que operam na produção de azeite há várias gerações.
Recorde-se que o investimento para executar o programa “Ouro Líquido” vai rondar um milhão de euros, durante quatro anos.
AD Footer