Um estilo mais “trendy”, “cool” e “leve”. Assim é descrita a coleção cápsula, lançada antes do início do verão pela Trofal pela necessidade de fazer um “refresh” da marca Elite, que pertence à empresa de calçado, sediada na Benedita, desde o ano de 2000.
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“Fizemos um rebranding com esta nova coleção para tornar a marca mais atual. Criámos alguns modelos direcionados para mulher porque os produtos desenvolvidos eram maioritariamente para público masculino ou unissexo”, começa por explicar uma das administradoras da Trofal. Sofia Couto garante que a aposta foi bem-sucedida, pela reputação de durabilidade que acompanha a marca. “As pessoas que conhecem a Elite sabem que os produtos são de qualidade e procuram-na precisamente por isso, porque sabem que é um calçado duradouro, mas ao mesmo tempo muito elegante e versátil”, partilha.
Tradicionalmente, a marca Elite, que está no mercado há cerca de 30 anos, está associada à aventura, sendo reconhecida por uma bota “bastante diplomática”. “Há muitas pessoas que utilizaram este tipo de calçado nos tempos de escola ou nos escuteiros, por exemplo. Marcou a adolescência de jovens, que agora têm entre 40 e 50 anos de idade, atravessando várias gerações”, contextualiza a beneditense.
Os drivers para homem e os chinelos e mocassins para mulher fazem parte da nova “cara” que a Trofal deu à Elite, aportando um estilo mais leve e moderno, mas conservando elementos que caracterizam a marca desde a origem: a resistência e a durabilidade. A preocupação com a sustentabilidade, como é apanágio da empresa da Benedita, não foi descurada no processo de fabrico desta nova coleção, que vinca o investimento em matérias primas mais amigas do ambiente e em material reciclado, sendo feita por encomenda. “Todos os artigos são construídos com a técnica Goodyear Welted – um modo ancestral que combina o trabalho manual e industrial para a realização de calçado premium – que utiliza cortiça, um elemento essencial para absorver a transpiração, manter o pé sempre seco e à temperatura ambiente, seja em dias de calor ou dias de frio”, detalha Sofia Couto, referindo ainda os pneus de borracha, utilizados para fazer as solas de chinelo de senhora – conferem aderência e diferenciação ao calçado –, as colas à base de água e as caixas de cartão reciclado como materiais “mais amigos do ambiente” que fazem parte desta nova coleção.
À boleia do “renascimento” da Elite, a Trofal desenvolveu ainda uma loja online exclusiva para a marca com o objetivo de disseminar a coleção além-fronteiras. “Já estamos a vender em países como Espanha e Itália”, revela a administradora da Trofal, que destaca ainda a capacidade de recuperar artigos antigos. “O que aumenta a longevidade dos nossos artigos é o facto de podermos mudar as solas, caso estejam estragadas, por um preço inferior ao do sapato novo. Recebemos artigos com mais de 30 anos, com a parte superior em bom estado, que após a mudança da sola ficam como novos”, exemplifica Sofia Couto, explicando, no entanto, que o processo só avança depois de uma avaliação técnica a fim de examinar a viabilidade da requalificação do calçado.