Houve quem pagasse 10 euros por um jornal. Houve quem já tivesse adquirido a edição na quinta-feira e mesmo assim fizesse questão de comprar mais um exemplar. Houve até quem tivesse pago simbolicamente 1 euro por um jornal sem o aceitar ou dar a outras pessoas. Foi assim na manhã do passado sábado, no Mercado Municipal de Alcobaça e nas principais ruas do centro histórico da cidade, quando a equipa do REGIÃO DE CISTER e um grupo de voluntários do núcleo de Alcobaça da Refood se juntaram para vender jornais com o objetivo de angariar receitas para os cabazes de Natal a ser entregues a mais de 35 famílias em situação de vulnerabilidade pela associação.
A resposta da comunidade foi, como se antecipava, de uma generosidade imensa. Prova disso foi o que aconteceu com Lúcia Lourenço nos primeiros 10 minutos da ação. A voluntária do núcleo de Alcobaça da Refood, devidamente identificada com uma t-shirt amarela, conseguiu apelar à generosidade de mais de uma dezena de pessoas, num desempenho verdadeiramente surpreendente que se foi prolongando durante toda a manhã. Entre os vários clientes, visitantes e vendedores do Mercado Municipal, muitos foram os que rapidamente se aprontaram para contribuir para a ação solidária. Houve até quem interpelasse a equipa dos “ardinas” com o desejo de comprar o jornal e ajudar à causa. Foi o caso de Isabel Alexandre, que não hesitou em comprar um exemplar do REGIÃO DE CISTER. “Se todos ajudarmos, com 1 euro que seja, como é o caso, ficamos todos a ganhar”, sublinhou a alcobacense.
Contas feitas, foram angariados 225 euros. O dinheiro será agora usado para o REGIÃO DE CISTER comprar os produtos alimentares, identificados pelo núcleo de Alcobaça da Refood, e entregar na associação.
“Este resultado superou as expectativas, tanto em termos de apoio financeiro como de consciencialização social e demonstra a importância da solidariedade da comunidade local na promoção do bem-estar coletivo”, sublinhou a coordenadora do núcleo de Alcobaça da Refood. “O nosso bem-haja ao jornal Região de Cister pela iniciativa e colaboração e a todos os que nos apoiaram e tornaram possível esta campanha de angariação”, acrescentou Ana Mimoso, que também participou na ação solidária.
Para a diretora do REGIÃO DE CISTER, o balanço da campanha, que permitiu sensibilizar a comunidade para a solidariedade, foi “muito positivo”. “Quando pensámos em associar o tema da solidariedade à edição especial de Natal deste ano, quisemos também dar o exemplo e oferecer alguns exemplares da edição a uma instituição da região para que fosse possível angariar receitas com a venda do jornal e assim ajudar quem mais precisa numa data delicada e difícil para alguns como é o Natal”, explicou Sara Vieira. “Este ano a entidade beneficiada foi o núcleo de Alcobaça da Refood, mas a ideia é que nos próximos anos os beneficiários desta causa possam ir mudando”, adiantou a jornalista.