Pedro Pombo é, à data, o único candidato confirmado a concorrer à Direção do Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria). A lista encabeçada pelo também presidente da Junta do Vimeiro e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça assenta na “unificação, crescimento, cuidado e capacitação em comunidade”.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Unificar todas as valências do Ceeria desde a intervenção precoce até à valências de lar ou emprego protegido – criando um fio condutor entre elas –, e crescer em termos de ambição inclusiva, criando novas respostas para áreas a que o Ceeria ainda não dá resposta”, são algumas das propostas da candidatura liderada por Pedro Pombo. “Cuidar da pessoa com menor autonomia, apresentando um projeto de apoio para as famílias, capacitar para o emprego, para as atividades em sociedade e para o dia a dia em comunidade”, são outros dos eixos estratégicos. “Em comunidade”, e em parceria com “funcionários, Direção, decisores políticos, empresas, parceiros e população”, referiu ainda o empresário. A candidatura visa “transformar e fortalecer o Ceeria, tornando-a uma instituição mais inclusiva, transparente e orientada para o futuro”, lê-se num documento partilhado pela lista, que inclui nomes como Bruno Letra e Fernando Azeitona para os cargos de presidente do Conselho Fiscal e da Mesa da Assembleia Geral, respetivamente.
Pedro Pombo candidata-se à Direção do Ceeria, num momento em que a instituição vive uma instabilidade interna, acentuada com a proposta da Direção para a sanção disciplinar de demissão de dois sócios, que acabaria por não ser sequer votada.
Em funções como presidente da Direção do Ceeria desde dezembro de 2020, José Godinho adiantou ao REGIÃO DE CISTER ainda não ter uma decisão quanto a uma possível recandidatura. “É uma indefinição tremenda que está na minha pessoa. Não consigo dizer afirmativamente que me recandidato face à turbulência que o Ceeria está neste momento a viver”, disse o antigo diretor dos Recursos Humanos da instituição, adiando a decisão de se recandidatar ou não ao cargo para mais tarde.
Presidente da Mesa pediu a demissão antes da Assembleia
Lara Martins, que ocupava o cargo de presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Ceeria, pediu a demissão de funções horas antes da realização da polémica Assembleia Geral do passado dia 28. A informação foi confirmada ao REGIÃO DE CISTER pela própria. Na sessão magna, foram evocados “motivos pessoais” para justificar a ausência de Lara Martins, pelo presidente da Mesa em substituição, que perguntou ao presidente da Direção se queria prestar mais esclarecimentos. José Godinho confirmou que foi rececionado um email da dirigente – sobre o qual pedira esclarecimentos “por escrito” –, mas sem nunca mencionar o conteúdo da referida comunicação.