O Instituto Educativo do Juncal (IEJ) é, desde o passado dia 10 de janeiro, oficialmente, perante a comunidade, uma escola parceira da Cambridge [“Cambridge English Educational Partner”], marcando a consolidação da parceria com a Cambridge University Press e reforçando o compromisso com o ensino da Língua Inglesa.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O “IEJ GROW Academy” passa a oferecer a todos os alunos do IEJ a oportunidade de obter reconhecimento da Cambridge através das aulas do projeto Grow. Na verdade, desde o ano letivo 2023/2024, os alunos do ensino regular já beneficiavam desta certificação, frequentando a academia como atividade extracurricular, mas agora há ainda mais oportunidades.
”Já tínhamos uma parceria desde 2018, mas não éramos reconhecidos como escola de línguas. Selecionávamos a Cambridge, os professores eram certificados e os exames eram feitos aqui, mas não era a nossa escola que reconhecia os exames com a Cambridge. No fundo, éramos um intermediário entre os alunos e a Cambridge University Press. Com o IEJ Grow Academy passamos a ser uma escola de línguas, como existem outras no País”, salientou a diretora pedagógica do IEJ ao REGIÃO DE CISTER. “Além de podermos certificar os alunos que faziam o percurso, passámos a poder certificar também quem está fora, como pais, funcionários e alunos que estão noutras escolas”, acrescentou Tânia Galeão. Na prática, é já o que acontece no ensino dual (escola de dupla certificação: americana e portuguesa) em que o IEJ tem alunos que estão a frequentar outras escolas e que têm as aulas de preparação para o exame da Cambridge no IEJ. “Agora também podemos receber os alunos do regular, que era o que queríamos. Estes alunos podem certificar o inglês que aprendem na escola e que no IEJ já é reforçado – desde o 5.º ano há mais horas de inglês, independentemente de estarem no Grow ou no regular”, adianta.
No distrito de Leiria, o IEJ é a única escola pública na lista de “Cambridge English Educational Partner” entre as três escolas e academias reconhecidas. “Propomos a parceiros escolas com características específicas, normalmente são escolas privadas, por causa da metodologia e exigência que Cambridge exige. A exceção foi o IEJ por ter um número suficiente de alunos e ter uma escola de língua dentro da escola”, salientou João Pedro Bernardino, representante da Cambridge University Press, salientando o “esforço da Direção e dos professores”. “A Cambridge quer chegar a todos e a forma de criarmos os parceiros Education Partner foi fazer com que o inglês tenha um acesso simples e que a certificação não seja elitista“, acrescentou.
Durante a cerimónia da entrega da placa da “Cambridge Educational Partner”, foram ainda entregues 38 diplomas aos alunos que realizaram exames de Cambridge em 2024, reconhecendo o esforço e os resultados dos estudantes.