Cinco praias do concelho de Alcobaça e uma do concelho da Nazaré receberam a distinção “Qualidade de Ouro” pela associação ambientalista Quercus, que divulgou a lista deste ano na passada semana.
Água de Madeiros, Pedra do Ouro, Polvoeira, Paredes da Vitória e Légua são as praias do município que voltam a receber o galardão. Pelo segundo ano consecutivo, São Martinho do Porto não é considerada uma praia “Qualidade de Ouro”. Na Nazaré, a distinção foi atribuída à Praia do Salgado.
No distrito de Leiria, só o concelho de Peniche, com 11 praias galardoadas, ultrapassa o de Alcobaça.
A nível nacional, este ano há mais praias com Qualidade de Ouro do que em 2024, num total de 425 galardoadas. O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.
Para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar vários critérios, como uma qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última e todas as análises realizadas na última época balnear (2023) deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos.