Quarta-feira, Julho 2, 2025
Quarta-feira, Julho 2, 2025

“Nazaré Marés de Maio” volta a promover a identidade do concelho

Data:

Partilhar artigo:

O evento “Nazaré Marés de Maio” está de regresso à vila e traz novas propostas culturais destinadas a toda a comunidade. A iniciativa, organizada pela Associação Nazaré Marés de Maio, que se realiza este ano sob o mote “Nazaré, capital do mar”, apresenta, até ao final do próximo mês, um conjunto de iniciativas, entre exposições, espetáculos, workshops, encontros e conferências.

Depois do concerto da Orquestra Ligeira da Cela no Teatro Chaby Pinheiro, que antecipou as celebrações do 30.º aniversário da formação, e da inauguração de duas exposições nas escolas, a programação desta 7.ª edição prossegue com a adaptação da Oficina de Teatro da Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio da peça do século XVII “As Preciosas Ridículas”, escrita por Jean-Baptiste Poquelin Molière, que estará em cena na icónica sala de espetáculos do Sítio, amanhã, às 21 horas.

Numa encenação de Tânia Chita, a comédia satiriza a altivez e a arrogância da aristocracia da época, através das personagens Magdelon e Cathos, duas jovens provincianas que ambicionam entrar na alta sociedade parisiense e rejeitam os pretendentes escolhidos pelo pai e pelo tio, convencidas de que esses homens não correspondem aos seus elevados padrões sociais e intelectuais. Depois de serem rejeitados, Du Croisy e La Grange preparam uma vingança, e as duas jovens acabam enganadas e ridicularizadas por Mascarille e Jodelet, seus criados disfarçados de nobres.

Região de Cister - Assine Já!

“Jardins Suspensos” é outra sugestão da Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio no teatro. Com encenação de Carla Ribeiro, a peça, que vai ser apresentada no Teatro Chaby Pinheiro, no dia 6 do próximo mês, às 18:30 horas, gira em torno de uma adolescente de 15 anos que enfrenta os desafios da idade num ambiente familiar distante, propondo uma reflexão sobre a importância de falar abertamente sobre saúde mental.

Inauguradas na passada segunda-feira, as exposições “A Biodiversidade e Geodiversidade no S. Brás” e “O Mercado do Peixe na Nazaré: um retrato vivo da tradição e da memória” mostram o resultado dos trabalhos dos alunos do Externato D. Fuas Roupinho e da Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio sobre estas temáticas locais.

Além destas opções, há ainda muito mais para ver nesta edição do Nazaré Marés de Maio, que pretende promover a cultura, a arte e a identidade do concelho, tendo o mar como denominador comum.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Inaugurada “obra do mandato” com investimento de 4 milhões em Porto de Mós

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território marcou presença na inauguração da empreitada de...

Autárquicas: Habitação, saúde e mobilidade são prioridades para João Formiga

Um mandato focado na “proximidade”, na “escuta” e na “ação”, tendo como áreas prioritárias a habitação, a saúde,...

Fundação Maria e Oliveira apresentou Erpi à comunidade

A Fundação Maria e Oliveira inaugurou as obras de requalificação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Erpi) no...

Incerteza no futuro deixa CCDS Casal Velho sob tensão

O Centro Cultural, Desportivo e Social (CCDS) do Casal Velho vive um clima de tensão, após mais de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!