O investimento previsto para as três intervenções em curso no Mosteiro de Alcobaça aumentou de cerca de 7,5 para 8,9 milhões de euros (com IVA). A subida deve-se à necessidade de relançar concursos públicos que, nas primeiras tentativas, ficaram desertos.
A reabilitação do antigo Paço Abacial e do Claustro do Cardeal, a intervenção mais significativa, foi novamente lançada a concurso com um preço base de 5,8 milhões de euros (sem IVA), depois de uma primeira tentativa, em fevereiro deste ano, ter ficado sem concorrentes. Com IVA incluído, o custo previsto ascende a 6,2 milhões de euros. O concurso inicial previa um investimento de 4,3 milhões de euros (sem IVA), o que corresponderia a cerca de 5,3 milhões com IVA.
A segunda intervenção diz respeito à reabilitação do Celeiro e da zona superior da Cerca, inicialmente lançada por 850 mil euros (sem IVA). Após dois concursos sem propostas, a obra foi adjudicada à terceira tentativa, por 1,3 milhões de euros (com IVA).
A terceira empreitada, de requalificação do Jardim do Obelisco, foi adjudicada também à terceira tentativa, por 1,4 milhões de euros (com IVA), depois de ter sido lançada inicialmente com um preço base de 950 mil euros (sem IVA), o que corresponde a cerca de 1,17 milhões com IVA.
As três obras estão integradas em contratos interadministrativos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e, segundo o Município, os encargos adicionais serão totalmente suportados por este programa de financiamento.