Os banhos na Praia da Nazaré foram novamente interditados na manhã desta terça-feira, depois de ter sido detetada nova descarga de efluentes no mar.
A informação foi confirmada ao REGIÃO DE CISTER pelo presidente da Câmara, que garante ter sido imediatamente içada a bandeira vermelha no areal. “Assim que tivemos conhecimento, interditámos logo a praia”, esclarece Manuel Sequeira, acrescentando que “a escorrência foi detetada às 11:30 e durou até às 13:15 horas”.
O edil assegura que foram recolhidas amostras, entretanto enviadas ao Instituto Ricardo Jorge, que deverá apresentar resultados entre as próximas 24 a 48 horas. Até lá, os banhos estão interditos.
Em comunicado, o Município esclareceu que, “na sequência da deteção de uma obstrução na conduta de saneamento, junto à Praça Manuel Arriaga”, foi determinada pela Capitania do Porto da Nazaré a interdição de banhos na Praia da Nazaré, na zona norte, “como medida preventiva”.
O incidente, “motivado por uma escorrência de efluentes com duração aproximada de 1h30”, garante o Município, “foi imediatamente comunicado às entidades competentes, tendo sido desencadeadas, de forma célere, as ações necessárias para resolução da situação e minimização de eventuais impactos”.
Este é já o segundo incidente relacionado com descargas de efluentes na Praia da Nazaré, após um episódio semelhante no início do mês, que provocou a contaminação da água e afetou cerca de uma centena de banhistas. O Município pediu desculpa publicamente, garantindo estar a trabalhar num “plano de ação preventivo”.