Aproveitar o espaço existente, e que outrora esteve “emprestado” a uma instituição local, requalificá-lo e dar-lhe vida. É com esta ideia que a União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (Ufav) está a revitalizar um terreno público na Rua Maria e Oliveira, na Vestiaria, para que seja a comunidade a dar-lhe uso. E a “construí-lo” também. Sob o lema “Vestíbrinca”, pretende-se que seja um “espaço natural para brincar, cheio de jogos antigos e tradicionais, feitos por todos e para todos”, mas em que a comunidade é convidada a apoiar na sua criação.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Não queremos que seja um parque na sua ideia mais tradicional, mas sim um local onde a criança é livre para brincar. Que seja a própria comunidade, e as crianças, a determinarem que tipos de atividades e brincadeiras ali podem ser feitas. Que se envolvam em atividades com materiais reutilizáveis e mantas no chão…”, exemplificou a presidente da Ufav ao REGIÃO DE CISTER.
A renovação do espaço, com 1.025 metros quadrados, resultou de várias sugestões que foram elencadas pela população, tendo obrigado a um primeiro investimento de 40 mil euros efetuado pela Ufav, que permitiu requalificar os muros, o chão e a colocação de um telhado novo.
Agora, é tempo da comunidade dar largas à imaginação e… voltar a juntar-se à iniciativa.
No início do próximo mês de setembro, haverá uma reunião com todos os interessados em ajudar – que podem fazê-lo presencialmente ou através dos contactos da Junta – para que sejam definidos os passos seguintes, nomeadamente a pintura daquele local, que poderá ser com recurso a arte urbana.
Sem data de inauguração marcada, Isabel Fonseca considera que os locais devem “ser um ponto de partida” e que a comunidade deverá poder “modificar o espaço ao longo dos anos”. “Pretendemos que seja um espaço totalmente destinado à comunidade”, salientou a autarca, notando que as instalações poderão ainda servir para festas de aniversário e outras iniciativas.