O Grupo Desportivo de Pedreiras (GDP) está a promover melhorias nas infraestruturas do clube, com vista a dar condições superlativas aos atletas que fazem parte dos quadros. Depois de várias intervenções no pavilhão, algumas das quais ainda em curso, o GDP está a preparar um projeto para a construção de uma pista de atletismo no campo de futebol, que deverá ser entregue até ao final do próximo mês de outubro.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Houve um primeiro projeto que foi reformulado porque surgiu a hipótese de adquirir um terreno contíguo e, assim, fazer um projeto que englobasse mais disciplinas dentro do atletismo”, começou por explicar o presidente da Direção ao REGIÃO DE CISTER. “Estamos a falar de uma pista oval de 250 metros e de uma reta de 130 metros, com as medidas oficiais para 100 e 110 metros barreiras. Além disso, serão criadas também condições para salto em altura, salto em comprimento, salto com vara, lançamento do peso, do martelo e do dardo”, acrescentou Luís Ribeiro, que termina em novembro o mandato de dois anos à frente do GDP.
Após a conclusão do projeto, seguem-se as etapas seguintes, não havendo ainda prazos para o início e para o término da obra, que necessitará de apoios para ser executada.
À margem deste projeto, está em curso a construção de seis balneários e as instalações de eletricidade e canalização. “Atualmente estamos a rebocar as paredes e, brevemente, também vão ser colocadas as janelas, mas é um processo que estamos a fazer de forma sustentada”, afirmou o dirigente, avançando também que ainda ficarão algumas intervenções por efetuar consoante a disponibilidade dos recursos, como “o revestimento do balneário com azulejo, a pedra, o chão, os sanitários ou o teto”.
O GDP conta com cerca de 30 atletas na modalidade de karaté e outros 30 nas várias disciplinas do atletismo de formação. Além disso, o clube também criou a atividade “Fica em Forma” com o intuito de proporcionar um espaço de exercício físico para que todos os pais (e quem se queira juntar) possam melhorar a saúde e passar o tempo enquanto aguardam que os filhos terminem os respetivos treinos. A atividade conta já com cerca de 20 adultos.
A partir desta época, o clube vai também diversificar o leque de opções no que toca às modalidades com a abertura do Ténis de Mesa.
O GDP tem sido apelidado de viveiro de talentos no que toca ao atletismo de formação, tendo colocado vários atletas em clubes como Sporting e Benfica, ombreando com estes em muitas disciplinas e conquistando vários pódios a nível nacional. O exemplo mais recente é o do atleta João Matos, que se sagrou campeão nacional sub-18 no salto com vara e no triplo salto.
Fundado em 1971, o GDP une agora esforços para oferecer melhores condições aos atletas.