Os 120 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto vão motivar a criação de um livro comemorativo para ser publicado em 2027. A ideia partiu da Direção da associação humanitária, repto prontamente aceite por António Martim Costa, atual presidente da Mesa da Assembleia Geral e historiador, que posteriormente convidou Maria Cândida Proença, catedrática de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, para a coordenação científica.
A criação do livro vai envolver vários autores, entre os quais o presidente da Assembleia Geral. A população é convidada a partilhar documentação e material que possa ser utilizado na criação da obra bibliográfica que deverá demorar um ano entre a recolha de informação, a edição e a publicação da mesma.
À população é solicitada a contribuição das mais diversas formas, seja através de fotografias antigas ou recentes, documentação diversa (inscrições, bilhetes de festas, programas, registos de ocorrências), testemunhos reais e memórias pessoais relacionadas com a associação humanitária.
A informação deverá ser enviada para o endereço eletrónico antonio_martinscosta@hotmail.com ou entregue, em mãos, e a título de empréstimo ou cedência, na secretaria dos Bombeiros de São Martinho do Porto.
“Todos os elementos recolhidos serão devidamente tratados e constituirão fontes essenciais para os autores – entre os quais me incluo – na redação de um livro que se pretende digno, apelativo e ilustrativo, à altura da importância histórica e social dos nossos bombeiros”, refere António Martins Costa, uma das pessoas que estará responsável pela criação de uma obra que pretende recordar a história de uma associação humanitária que foi fundada em 1907 e que desenvolve diariamente uma importante missão de proteção e socorro na região sul do concelho de Alcobaça.
“Será uma obra coletiva, escrita a várias mãos”, frisou o dirigente em declarações prestadas ao REGIÃO DE CISTER.
AD Footer

