Terça-feira, Janeiro 13, 2026
Terça-feira, Janeiro 13, 2026

120 anos da fundação dos Bombeiros motivam livro

Data:

Partilhar artigo:

Os 120 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto vão motivar a criação de um livro comemorativo para ser publicado em 2027. A ideia partiu da Direção da associação humanitária, repto prontamente aceite por António Martim Costa, atual presidente da Mesa da Assembleia Geral e historiador, que posteriormente convidou Maria Cândida Proença, catedrática de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, para a coordenação científica.

A criação do livro vai envolver vários autores, entre os quais o presidente da Assembleia Geral. A população é convidada a partilhar documentação e material que possa ser utilizado na criação da obra bibliográfica que deverá demorar um ano entre a recolha de informação, a edição e a publicação da mesma.
À população é solicitada a contribuição das mais diversas formas, seja através de fotografias antigas ou recentes, documentação diversa (inscrições, bilhetes de festas, programas, registos de ocorrências), testemunhos reais e memórias pessoais relacionadas com a associação humanitária.

A informação deverá ser enviada para o endereço eletrónico antonio_martinscosta@hotmail.com ou entregue, em mãos, e a título de empréstimo ou cedência, na secretaria dos Bombeiros de São Martinho do Porto.

“Todos os elementos recolhidos serão devidamente tratados e constituirão fontes essenciais para os autores – entre os quais me incluo – na redação de um livro que se pretende digno, apelativo e ilustrativo, à altura da importância histórica e social dos nossos bombeiros”, refere António Martins Costa, uma das pessoas que estará responsável pela criação de uma obra que pretende recordar a história de uma associação humanitária que foi fundada em 1907 e que desenvolve diariamente uma importante missão de proteção e socorro na região sul do concelho de Alcobaça.

“Será uma obra coletiva, escrita a várias mãos”, frisou o dirigente em declarações prestadas ao REGIÃO DE CISTER.

AD Footer

Artigos Relacionados

Frederico Santos: “Objetivo é afirmar o Cister SA como referência nacional na formação”

Com um notável currículo no andebol, Frederico Santos assumiu a coordenação técnica do Cister SA no início...

Natércia Inácio publica novo conto que promove leitura, saúde e inclusão

Cerca de quatro anos depois de lançar “A Sereia Isobella”, Natércia Inácio está de regresso com mais...

Rafael Alves vence 13.ª edição do The Voice Portugal

Rafael Alves, da equipa de Sónia Tavares, foi o vencedor da 13.ª temporada do programa The Voice Portugal....

Empresas de Alcobaça batem recorde histórico de exportações

 O concelho de Alcobaça registou, em outubro de 2025, o valor mensal mais alto de exportações desde janeiro...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!