Quinta-feira, Janeiro 29, 2026
Quinta-feira, Janeiro 29, 2026

Câmara da Nazaré vai solicitar ao Governo que seja decretado estado de calamidade

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara da Nazaré revelou que vai solicitar ao Governo um pedido formal para decretar estado de calamidade no concelho. A submissão do pedido, refere o município, surge na “a sequência dos elevados prejuízos provocados pela passagem da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira”.

“As ocorrências registadas causaram danos significativos em equipamentos públicos e em propriedade privada, afetando infraestruturas essenciais, espaços públicos, habitações, atividades económicas e o normal funcionamento da vida comunitária, pelo que a dimensão e gravidade dos estragos ultrapassam claramente a capacidade de resposta normal do Município, configurando, como tal, uma situação excecional com forte impacto social e económico””, lê-se em comunicado.

Considerando “indispensável a ativação de mecanismos extraordinários de apoio, que permitam mobilizar meios adicionais”, a Câmara entende ser este o meio para “acelerar procedimentos administrativos e garantir os recursos necessários à reposição da normalidade e à recuperação dos prejuízos causado”.

Região de Cister - Assine já!

Em nota pública, o Município sublinha estar no terreno, “assegurando a resposta à emergência e a salvaguarda de pessoas e bens”, apelando também à colaboração da população.

“As operações de limpeza e restabelecimento da normalidade poderão prolongar-se por vários dias e exigem um esforço coletivo, sempre dentro das condições de segurança definidas pelas autoridades, garantindo que continuará a informar a população de forma regular e transparente, mantendo como prioridade absoluta a segurança das pessoas, a proteção dos bens e a rápida recuperação do concelho”, refere a missiva.

Refira-se que na sequência do mau tempo provocado pela depressão Kristin, durante a madrugada desta quarta-feira, a Câmara da Nazaré decidiu ativar o Plano Municipal de Emergência, encerrando, por precaução, de alguns equipamentos municipais – nomeadamente o mercado municipal, as piscinas, os pavilhões desportivos, a Biblioteca Municipal José Soares, o Centro Cultural e o ATL.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Primeira Página

Artigos Relacionados

Depressão Kristin obriga Câmara de Alcobaça a acionar Plano Municipal de Proteção Civil

A Câmara de Alcobaça acionou o Plano Municipal de Proteção Civil devido aos efeitos da depressão Kristin, informou...

Câmara da Nazaré ativa Plano Municipal de Emergência na sequência da Depressão Kristin

Na sequência do mau tempo provocado pela depressão Kristin, durante a madrugada desta quarta-feira, a Câmara da Nazaré...

Taxa de abstenção mais baixa da região desde 2006

A chamada região de Cister, à semelhança do que aconteceu à escala nacional, registou a mais baixa...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!