Reside em Alfeizerão o enfermeiro de 33 anos detido, na terça-feira da passada semana, pela Polícia Judiciária (PJ), por suspeitas da prática de vários crimes de pornografia de menores e, eventualmente, de abuso sexual de crianças.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A detenção, em flagrante delito, foi efetuada pela equipa do Departamento de Investigação Criminal de Braga da PJ, no âmbito de uma investigação que teve origem noutro processo conduzido por aquela força policial. De acordo com informação divulgada pela Polícia Judiciária, foi identificado um perfil numa rede social que aparentava ser falso e que exibia várias imagens de crianças do sexo feminino.
Na sequência das diligências, a PJ solicitou à autoridade judiciária competente a emissão de mandados de busca domiciliária para a residência associada ao referido perfil, situada em Alfeizerão.
Durante o cumprimento dos mandados, os investigadores encontraram um “número considerado anormal de equipamentos informáticos na posse de uma única pessoa”. Segundo a PJ, na sequência de pesquisas efetuadas aos vários dispositivos do suspeito, foram identificadas dezenas de ficheiros com pornografia de menores.
A Polícia Judiciária refere ainda que foram recolhidos indícios de que o enfermeiro partilhava estes ficheiros com outros utilizadores através de plataformas digitais. De acordo com a investigação, o suspeito utilizaria esses ficheiros nas conversas que mantinha, através das redes sociais, com adultos e menores do sexo masculino, fazendo-se passar por uma menina. Para isso, acrescenta a PJ, recorreria também a aplicações que alteravam a voz e a localização.
O REGIÃO DE CISTER apurou ainda que o suspeito é estagiário no quartel dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto.
Os equipamentos informáticos apreendidos vão agora ser sujeitos a perícia, para apurar a real dimensão e os contornos da atividade investigada.
O caso de Alfeizerão junta-se a outras investigações divulgadas este ano pela PJ relacionadas com pornografia de menores e crimes sexuais contra crianças. No distrito de Leiria, a PJ anunciou em abril a detenção de um homem de 45 anos nas Caldas da Rainha por suspeita de pornografia de menores. A nível judicial, a Comarca de Leiria divulgou também, em março, a condenação de um arguido a 12 anos de prisão por crimes de abuso sexual de menores e pornografia de menores.


