Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Alunas apresentam projeto de requalificação do Castelo de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Dar uma nova vida ao Castelo de Alcobaça e colocar o potencial do monumento em prol da comunidade levaram um grupo de alunas da Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, a apresentar um projeto de requalificação do castelo na disciplina de História A.

Dar uma nova vida ao Castelo de Alcobaça e colocar o potencial do monumento em prol da comunidade levaram um grupo de alunas da Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, a apresentar um projeto de requalificação do castelo na disciplina de História A.

Helena Parracho, Luísa Félix, Juliana Almeida, Beatriz Oliveira, Diana Crisóstomo, Inês Ferreira, Maria João, Maria Carolina e Sofia Páscoa são as autoras do projeto lançado em jeito de desafio pelo professor Jorge Prata durante o regime de ensino à distância. “É um local que costumamos frequentar por lazer e que sentimos que tem potencial pelo seu valor histórico e patrimonial, mas também pela posição que assume na paisagem de Alcobaça”, explica Helena Parracho ao REGIÃO DE CISTER. De acordo com a aluna do curso de Línguas e Humanidades, o projeto consistiu em criar novos atributos para o monumento.

Região de Cister - Assine já!

Através de um questionário feito à comunidade, as estudantes entenderam que a falta de segurança, a pouca acessibilidade e a ausência de preservação e investimento no espaço diminuem o interesse dos visitantes.

Deste modo, através de um trabalho de pesquisa histórica e de um modelo 3D, as alunas criaram uma proposta, que passa pela implementação de um núcleo museológico com um café, uma esplanada, um anfiteatro, um passadiço acessíveis e pequenos miradouros. “A volumetria da nossa proposta passa por recriar as duas torres do castelo através de estruturas de madeira, para dar a dimensão física do que estás seriam. O uso de materiais e cores diferentes assume a vontade de distinguir o pré existente do novo”, explica a jovem.

O projeto contou com o apoio da ex-aluna Sofia Aurélio e foi apresentado no auditório da Esdica.  As jovens revelam que este “será um trabalho de continuidade”, que planeiam apresentar à Câmara de Alcobaça.

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!