Cistermúsica foi o evento mais mediático da região

O Cistermúsica foi o evento nos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós em 2019 com maior impacto mediático, segundo um relatório da consultora Cision.

A Cision recorre a valores entre 1 e 100 para classificar o desempenho na comunicação social e nas redes sociais. Nessa escala, o Cistermúsica obteve 56 pontos, à frente do Gravíssimo - Festival e Academia Internacional de Metais Graves (25), seguido do Marionetas na Cidade - Alcobaça (23), da Feira de S. Bernardo (21), da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais (17), da Aljubarrota Medieval (11), da Feira de S. Simão (7), do Grande Prémio de Atletismo de S. Bernardo (4) e do Festival de Folclore Concelhio de Alcobaça (1), num total de dez eventos medidos no concelho de Alcobaça.

Foram ainda atribuídas distinções Gold, Silver e Bronze em função do Rating Cision alcançado pelas iniciativas, com base nos dados de desempenho mediático elencados pela Cision. O Cistermúsica foi o único evento da região a conquistar a distinção "bronze".

Na Nazaré, destaque para o Mundialito Futebol Praia, que obteve 47 pontos, secundado pelo Euro Beach Soccer League Nazaré (8). Já em Porto de Mós, apenas surge o Festival Viver com 1 ponto, faltando eventos como as Festas de São Pedro. 

A  empresa de análise de media avaliou o desempenho mediático de mais de 1.500 eventos em Portugal durante 2019 (ou no ano da sua última edição) através da monitorização de mais de 2.500 órgãos de comunicação social portugueses em suporte impresso, online e audiovisual.