Sábado, Dezembro 13, 2025
Sábado, Dezembro 13, 2025

Covid-19: Alcobaça prepara hospital de campanha

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara de Alcobaça vai implementar, a partir desta quinta-feira, um plano de contingência para a instalação de um hospital de campanha no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Alcobaça.

A Câmara de Alcobaça vai implementar, a partir desta quinta-feira, um plano de contingência para a instalação de um hospital de campanha no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Alcobaça. A medida foi anunciada pelo presidente da Câmara.

Com o objetivo de “precaver quer o agravamento do cenário atual quer alguma situação mais crítica que possa ocorrer nas IPSS do concelho”, o chefe do executivo municipal já determinou a limpeza e higienização integral por uma empresa certificada do Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Alcobaça. Será ainda feita uma revisão e adaptação das infraestruturas de fornecimento de água, eletricidade e saneamento deste espaço e esta sexta-feira serão fornecidas pelas Forças Armadas Portuguesas (fuzileiros) 40 camas com colchões para serem acomodadas no respetivo equipamento.

Região de Cister - Assine Já!

“Com este dispositivo, ficamos preparados para, em apenas 24 horas e em caso de necessidade, montar um hospital de campanha ou uma estrutura apoio às IPSS”, explica Paulo Inácio.

Em Caldas da Rainha foram esta segunda-feira montados dois hospitais de campanha “para prevenir e acautelar a capacidade de resposta hospitalar ao surto de coronavírus”, explica a autarquia, que se articulou com o Centro Hospitalar do Oeste Norte (CHON) e a autoridade de saúde local para adaptarem o Pavilhão da Mata, próximo do CHON, e o Centro de Alto Rendimento de Badminton. Cada um dos hospitais de campanha tem capacidade para receber 30 doentes.

Em Leiria, o Estádio Municipal está também a ser preparado para a eventualidade de ser necessário ali instalar gabinetes de consulta médica e de isolamento, por forma a “aliviar os centros de saúde e o hospital, evitando novos focos de contágio”, anunciou esta terça-feira o presidente da Câmara, acrescentando que a medida visa acautelar também o risco de colapso dos serviços.

O objetivo, esclarece Gonçalo Lopes, é “criar um centro de diagnóstico móvel, tipo ‘drive thru’”, em articulação com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, com os municípios da área de influência do Hospital,-  entre os quais Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós – e com as autoridades de saúde, para facilitar os testes laboratoriais a casos suspeitos de infeção por Covid-19. O serviço destina-se unicamente a suspeitos referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde. 

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Centro de Diagnóstico Integrado em Porto de Mós já é uma realidade

O Centro de Saúde de Porto de Mós vai receber um Centro de Diagnóstico Integrado. O projeto liderado...

Vanda Furtado Marques conta história de S. Bernardo de Claraval

A campanha de angariação de fundos lançada na plataforma PPL por Vanda Furtado Marques, há cerca de dois...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!