Covid-19: Há um caso positivo confirmado em Pataias

Uma septuagenária de Pataias acusou positivo no teste do novo coronavírus, confirmou ao REGIÃO DE CISTER o presidente da União de Freguesias de Pataias e Martingança (UFPM). 

A mulher de 73 anos encontra-se internada no Centro Hospitalar de Leiria. Trata-se de uma pessoa que viajou recentemente vinda de França, onde poderá ter contraído o vírus. Desde que chegou a Pataias, a paciente garantiu às autoridades de saúde que apenas contactou com outra pessoa, que já está a ser monitorizada, garantiu a mesma fonte.

“Veio de França, sem qualquer sintoma, tendo tomado as devidas precauções viajando com máscara”, refere a UFPM em comunicado, acrescentando que a paciente reside em Pataias há 13 anos e “ficou em casa de quarentena voluntariamente”. Na quarta-feira, “começou a ter dificuldades respiratórias, ligou para a linha saúde 24 e 112, seguindo, durante a noite, para o Hospital de Leiria onde se encontra de momento”, lê-se no documento, que acrescenta que “todo este processo foi tratado isoladamente pela própria”.

Trata-se de uma pessoa com outros problemas de saúde, pelo que “o seu estado inspira cuidados especiais”. A Junta reforça “a responsabilidade tida por esta senhora que, vindo de fora do País, tomou as medidas preventivas necessárias, reservando-se inclusive da própria família”. A autarquia pede “serenidade” e respeito pela doente e familiares próximos “que estão a sofrer muito com toda esta situação”. “Apelamos a todos que cumpram de acordo com o que foi decretado, de ficar em casa e fazer a devida higienização”, nota a UFPM.

Este é o primeiro caso confirmado, até à data, como infetado com Covid-19 no concelho de Alcobaça.

Entretanto, há várias pessoas na Benedita que estão a ser monitorizadas por causa do caso positivo de Santa Catarina, concelho de Caldas da Rainha.

Ao que o REGIÃO DE CISTER conseguiu apurar há, neste momento, cinco casos positivos confirmados no distrito de Leiria: três internados no hospital e dois em isolamento profilático em casa.