Covid-19: OesteCim propõe medidas de apoio à economia regional

Os 12 municípios, entre os quais Alcobaça e Nazaré, que compõem a Comunidade Intermunicipal do Oeste reuniram, esta quinta-feira, em vídeo conferência, para estabelecimento de medidas de apoio às famílias e empresas.

A proposta baseia-se na criação de um fundo para apoiar a economia regional a ser gerido pela OesteCim, em parceria com as autarquias da região. O objetivo é "mitigar os efeitos económicos e financeiros provocados pela pandemia de Covid-19", nota a comunidade, em comunicado.

A lista é composta por 22 medidas, que vão desde apoios financeiros até à supensão de algumas taxas e isenção de pagamentos, até 30 de junho, e propõe a criação de centros de apoio às micro e pequenas empresas (Oeste +Empresas) e às famílias em dificuldades (Oeste + Família).

A Comunidade Intermunicipal do Oeste e o Espaço Empresa elaboraram, ainda, o "Guia Prático para a mitigação dos efeitos do Covid-19 nas empresas", reunindo diversas medidas de apoio aos empresários e à economia regional e no qual informam sobre linhas de financiamento, linhas de crédito, incentivos, obrigações fiscais, e Segurança Social.