Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Família Esgaio vai a jogo

Data:

Partilhar artigo:

Costuma dizer-se que os pais não têm filhos preferidos e Florbela e Joaquim Esgaio confirmam a regra. Mesmo que tenham de dividir o coração sempre que os filhos Ricardo (Sp. Braga) e Tiago (Belenenses SAD) se defrontam no relvado, para o casal o empate é sempre o melhor resultado. Este domingo, os manos enfrentam-se mais uma vez, mas, como explica a progenitora, “com um empate ninguém se chateia”.

Costuma dizer-se que os pais não têm filhos preferidos e Florbela e Joaquim Esgaio confirmam a regra. Mesmo que tenham de dividir o coração sempre que os filhos Ricardo (Sp. Braga) e Tiago (Belenenses SAD) se defrontam no relvado, para o casal o empate é sempre o melhor resultado. Este domingo, os manos enfrentam-se mais uma vez, mas, como explica a progenitora, “com um empate ninguém se chateia”.

Esta não será, porém, a primeira vez que Ricardo e Tiago se enfrentam. Na época 2009/10, num jogo entre os juvenis do Sporting e U. Leiria, Ricardo sorriu pelos leões, mas na “contabilidade” dos duelos na Liga NOS o cenário é mais equilibrado: uma vitória, um empate e uma derrota para cada.

Região de Cister - Assine Já!

Para o pai, Joaquim, de 51 anos, os filhos dentro das quatro linhas, são apenas adversários. “Em jogo não se inibem de fazer uma falta sobre o outro se evitar um lance de perigo”, sublinha. E, qualquer que seja o resultado, “depois do jogo tudo é resolvido com um abraço de conforto”.

Aos 27 anos, Ricardo é o mais experiente dos irmãos: é o jogador com mais internacionalizações pelas seleções nacionais e joga na 1.ª Liga desde a época 2012/13. Por sua vez, Tiago, de 25 anos, chegou há duas temporadas ao principal escalão, mas já desperta a cobiça dos grandes.

Desde que coincidem no escalão principal, os manos Esgaio já jogaram um contra o outro por várias vezes e com os maiores fãs na bancada. Em janeiro de 2020, o Sp. Braga aplicou uma goleada sobre o Belenenses SAD (1-7) no estádio do Jamor e na tribuna VIP da equipa da casa lá estavam Florbela e Joaquim Esgaio. “Tínhamos um cachecol de cada um dos clubes”, recorda a mãe, de 49 anos.

Para o ex-futebolista, o sucesso dos dois laterais é fácil de entender. “É fruto do trabalho, muito trabalho”, diz, garantindo que o caminho percorrido não foram só “rosas”.

Quando Ricardo foi para a Academia do Sporting, aos 13 anos, faziam três viagens por semana a Lisboa. O pai recorda “momentos complicados” quando o filho começou a ficar permanentemente na academia. “Por vezes ligava a chorar” devido às saudades do ninho”, relembra Florbela. Com Tiago, a aposta no futebol foi mais tranquila, dado que até aos 17 anos, o nazareno ia e voltava no mesmo dia de Leiria, onde jogava.

Atualmente, e apesar de estarem em clubes diferentes, e longe de “casa”, a família Esgaio mantém os laços. “Às vezes fazemos videochamada entre todos no WhatsApp e eles tentam vir a casa com frequência”, acrescenta a mãe. Já para o futuro, Florbela e Joaquim Esgaio têm o sonho de ver os filhos fazerem “estragos” juntos. Na Liga NOS ou até quem sabe num jogo pelo clube pelo qual deram os primeiros toques mais a sério. Claro está, no Nazarenos.

Pais recordam infância com bola nos pés

Chegaram a dividir o quarto, mas era nas peladinhas pelos corredores que os manos faziam “estragos”, literalmente, em casa.

“Quando eram pequenos fartavam-se de partir coisas só a jogar à bola”, relembra a mãe, entre risos. Já o pai recorda a bola que tinha na bagageira do carro. “Qualquer sítio era ótimo para eles pegarem na bola e jogarem um com o outro”, conta Joaquim Esgaio, explicando a relação entre os filhos.

“Os amigos de um eram os amigos do outro e andavam sempre juntos”, nota. O nazareno foi mais longe e revelou ainda uma história peculiar do mais velho dos irmãos. “A primeira palavra que o Ricardo disse não foi mãe nem pai. Foi… bola”. Está explicado o amor pela redondinha que vai no sangue destes nazarenos de gema.

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!