Domingo, Fevereiro 22, 2026
Domingo, Fevereiro 22, 2026

Frialcoa junta eletricidade e peixes no mesmo negócio em Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Arlindo Susano era ainda adolescente quando começou a fazer “biscates” como eletricista. Anos mais tarde, decidiu arriscar num negócio próprio, que entretanto já entregou aos filhos. Mas, ainda hoje abre diariamente as portas da sua loja – Frialcoa – localizada no “coração” da cidade de Alcobaça para dar as boas-vindas a “quem vem por bem”.

Arlindo Susano era ainda adolescente quando começou a fazer “biscates” como eletricista. Anos mais tarde, decidiu arriscar num negócio próprio, que entretanto já entregou aos filhos. Mas, ainda hoje abre diariamente as portas da sua loja – Frialcoa – localizada no “coração” da cidade de Alcobaça para dar as boas-vindas a “quem vem por bem”.

Foi em 1976 que Arlindo Susano decidiu dar “um passo sozinho” e abrir o próprio negócio em Alcobaça, depois de ter adquirido “muita experiência e conhecimento ao longo dos anos” e alcançado “o nível 4 na especialização de eletricista”, recorda o empresário. “Acredito que tomei a decisão no momento certo porque a cidade não tinha, naquela época, muitos profissionais especializados. Foi uma oportunidade que agarrei com garra no momento correto”, sublinha.

Região de Cister - Assine Já!

A loja abriu portas para disponibilizar serviços de instalações elétricas, serviços de construção civil e comércio de artigos e peças do ramo. “Naquela época, pouca gente tinha televisão e após o 25 de Abril, o volume de negócio aumentou porque havia mais gente a pedir a instalação de televisões e até de frigoríficos, que eram considerados artigos de cidadãos burgueses”, conta.

A empresa chegou a empregar 12 funcionários, mas Arlindo Susano colocou de lado a expansão do negócio. “Não me arrependo de não ter expandido o negócio como tantos outros fizeram. Não podemos dar um passo maior que a perna e acredito que estou onde devia estar”, assegura.

Mas, ainda assim, o alcobacense soube aproveitar outras oportunidades e optou por alargar a oferta da empresa. “Por conveniência comercial passei a comercializar também produtos animais e até algumas espécies de peixes. Parecem negócios que não têm nada em comum, mas na vida nem tudo é linear”, graceja.

Depois de largos anos a gerir o negócio ao lado da mulher, o alcobacense decidiu entregar o legado aos filhos, que passaram grande parte da infância naquele espaço. “A minha filha gere agora a loja ao lado dedicada aos animais e o meu filho ficou com a parte da eletricidade. Em edifícios separados, mas a empresa continua apenas uma e unida”, nota.

Ainda assim, é o eletricista que todos os dias abre as portas da loja de utensílios elétricos e que atende a clientela, alguma com mais de 30 anos de amizade. “É uma forma de ajudar o meu filho que realiza vários trabalhos no exterior e de manter a cabeça ocupada. Não seria capaz de largar esta vida de um dia para o outro”, confessa. Enquanto houver saúde e clientes à procura de “um serviço de proximidade e de qualidade”, Arlindo Susano quer continuar de mangas arregaçadas entre os mais de 14 mil produtos que tem à disposição na sua “segunda casa”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Atletas da região em grande plano nos nacionais

Foi um fim de semana em grande para os representantes da região nos nacionais de pista curta, que...

Stone Dead anunciam regresso com o lançamento do disco “Milk”

Os Stone Dead estão de regresso com um novo álbum.Depois do sucesso do álbum de estreia “Good Boys”,...

Mr. & Mrs. Bee transforma néctar em ouro líquido

Sabia que existem dois tipos de mel? É verdade: o mel multifloral, que resulta do néctar de várias...

Epadrc promove bem-estar junto da comunidade escolar

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc), em Alcobaça, tem vindo a desenvolver, ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!